"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 8 de abril de 2013

QUAL O LUGAR MAIS CARO PARA SE TER UM CARRO?

article image
Tabela da Economist Intelligence Unit mostra o custo total de comprar um carro de família (Reprodução/Internet)

Geralmente, onde os custos de dirigir são altos, isto é balanceado pelos preços mais baratos dos carros, e vice-versa

A renda real estagnou em muitos países ricos e o orçamento das famílias estão sentindo o impacto. Na Grã-Bretanha o combustível custa 50% mais do que custava em 2007. Mas o preço dos combustíveis é só um dos custos de dirigir um carro; os proprietários também têm de pagar pelo seguro, impostos e serviços das estradas.
Usando dados da Economist Intelligence Unit, nossa empresa-irmã, a tabela abaixo mostra o custo total de comprar um carro de família (uma média entre marcas mais baratas e de ponta) em cidades selecionadas em 2010, e de rodar com ele por três anos.

Os proprietários de carros londrinos podem se surpreender em ver que eles não estão tão piores que os motoristas de muitos outros países ricos.

Geralmente, onde os custos de dirigir são altos, isto é balanceado pelos preços mais baratos dos carros, e vice-versa. Desde 2005-2007, nas cidades onde o custo total de dirigir um carro caiu de fato (notadamente em Amsterdã, Moscou e Xangai) isso se deve amplamente ao fato de os carros serem mais baratos.
É possível que alguns dos maiores preços de compra em cidades de países emergentes como Xangai podem ser atribuídos aos custos de importação para marcas de primeira linha como a Mercedes e a Audi, que costumavam permitir a comparação internacional.


*Texto traduzido e adaptado da Economist por Eduardo Sá

08 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário