"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 30 de junho de 2013

PAPA PEDE A CLÉRIGOS QUE EVITEM "LÓGICA DO PODER HUMANO"

Declaração demonstra esforços para erradicar a corrupção no Vaticano

 

Papa alertou a cúria sobre o "perigo de pensar de forma mundana”
Foto: ALESSANDRO BIANCHI / REUTERS
Papa alertou a cúria sobre o "perigo de pensar de forma mundana” ALESSANDRO BIANCHI / REUTERS
CIDADE DO VATICANO - O Papa Francisco pediu aos clérigos, neste sábado (29), que evitem "a lógica do poder humano", numa tentativa de erradicar a corrupção e outros problemas nas estruturas de poder do Vaticano. Em homilia na Basílica de São Pedro, ele também alertou a cúria sobre o "perigo de pensar de forma mundana".

A advertência foi realizada um dia após o último constrangimento passado pela hierarquia da Santa Sé, quando as autoridades italianas detiveram um contador do Vaticano, em uma investigação sobre o suposto contrabando de 20 milhões de euros em dinheiro da Suíça para a Itália.
O monsenhor italiano Nunzio Scarano foi suspenso no mês passado de seu cargo e também está sendo investigado pelo Ministério Público por mais um caso de lavagem de dinheiro no sul da Itália.

Paralelamente, o cardeal italiano Velasio de Paolis, disse a um jornal romano que o Vaticano "deve limpar a casa", e acrescentou que Francisco tem o direito de continuar sua campanha contra a corrupção na hierarquia da igreja.

O papa Francisco fez reformas que buscam enfatizar suas prioridades, incluindo uma maior atenção aos pobres do mundo e se concentrar em cultivar a riqueza espiritual, e não o equipamento. Ele falou com os líderes da Igreja, incluindo o Vaticano e os cardeais reunidos na Basílica de São Pedro, durante a cerimônia anual para acolher os novos arcebispos.

No início desta semana, o Papa criou uma comissão para supervisionar as atividades do banco do Vaticano, que tem tido por muito tempo uma reputação como um centro financeiro não regulado em posição de ser explorado como um paraíso fiscal e até lavagem de dinheiro. A prisão do monsenhor Nunzio Scarano, conhecido como Monsenhor 500, destacou a urgência de garantir que as finanças do aparelho financeiro do Vaticano estão dentro do legal .

30 de junho de 2013
REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário