"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 1 de julho de 2013

"NÃO SEI... ACABEI DE CHEGAR DE MARTE! MAS É CERTO QUE ESSE POVO FELIZ TEM TODO O DIREITO DE ACHAR QUE POLÍTICOS E GOVERNANTES SÃO... BEM DEIXA PRA LÁ..."

‘Feliz é o povo que vai às ruas querendo mais’, diz Lula ao elogiar atuação de Dilma diante dos protestos

  • Na África, ex-presidente garante que manifestações são consequência do que  "foi feito nesses 10 anos"
O ex-presidente Lula faz discurso em evento sobre segurança alimentar na África Foto: Divulgação / Instituto Lula
O ex-presidente Lula faz discurso em evento sobre segurança alimentar na África Divulgação / Instituto Lula


SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou neste domingo o comportamento de sua sucessora, Dilma Rousseff, diante das manifestações que tomaram as ruas do país nas últimas semanas.
 
Para o petista, os protestos são consequência do que foi feito nos últimos 10 anos e que “feliz é o pais que tem um povo com liberdade de se manifestar e ainda mais feliz é um pais que tem um povo que vai às ruas querendo mais”.
 
— A presidenta Dilma tem tido um comportamento extraordinário. Em nenhum momento fez qualquer crítica aos manifestantes, a não ser a um outro grupo menor que de vez em quando quebra alguma coisa.
 
Ela tem sido solidária àqueles que pacificamente vão às ruas reivindicar melhores condições de tudo que o povo tem direito —disse o ex-presidente, durante discurso em evento sobre segurança alimentar realizado pela União Africana, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pelo Instituto Lula, em Adis Abeba, capital da Etiópia.
 
Para Lula, o povo que se manifesta quer "mais participação e melhores serviços públicos" como consequência da mudanças que os governos dele e de Dilma implantaram no país.
 
— Isso é resultado do que foi feito nesses 10 anos.
 
O ex-presidente classificou o momento como “importante” e disse que numa democracia a sociedade deve estar em movimento e não em silêncio.
 
— Feliz é o pais que tem um povo que tem liberdade de se manifestar. E mais feliz ainda é um pais que tem um povo que vai as ruas querendo mais.
 
Veja também
 
Dirigentes do PT se reúnem para discutir protestos

Na avaliação de Lula, todas as reivindicações são legítimas.
 
— As pessoas querem mais no Brasil: melhor transporte, melhor saúde, mais salário, querem questionar o custo da Copa do Mundo. Acho que isso é saudável em um pais que vive só pouco mais de 20 e poucos anos de democracia contínua.

01 de julho de 2013
O Globo

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Inimaginável o cinismo e a desfaçatez do sr. Lula... Inacreditável que tenha a 'coragem' de fazer um pronunciamento lavando as mãos como se nada soubesse ou nada tivesse a ver com o estado de desordem social, econômica e política a que chegou o país. Tenta justificar o movimento das ruas como uma virtude do seu governo!
Como se tivesse doado consciência e liberdade ao povo de denunciar a insatisfação com políticos, partidos e governo, pelo desastre que acometeu o país nesses 10 anos de desgoverno.
É inacreditável que tenha a hipocrisia de fazer tal pronunciamento, quando a nação inteira sabe que foi o mentor e fomentador do caos que o país enfrenta hoje. Responsável por inúmeros escândalos - ver post colocado neste blog - montando uma base fisiológica dita de 'coalização' - raiz do maior escândalo apelidado de "mensalão".
Desaparecido, deve ao país muitas explicações, que cedo ou tarde terá que esclarecer.
m.americo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário