"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A ESPERANÇA


 
O Brasil atualmente vive um período complicado onde, volta e meia, espocam sérias e profundas crises. 
 
Estamos à beira de grave impasse na economia, apesar dos brados otimistas emanados da equipe responsável, e há no ar um indiscutível vácuo de representatividade revelado abruptamente pelas manifestações recentes e que decorre do baixo nível moral e ético da classe política. 
 
Tal situação repercute em todas as camadas da população, colocando os valores num confuso caldeirão onde o principal ingrediente é um relativismo que tende a  acentuar a taxa de decomposição, já evidente, da sociedade. 
 
As razões desse confuso e desalentador astral residem na atmosfera de falta generalizada de confiança que começa nas ações dos agentes públicos e se ramifica para todos os alvéolos da estrutura organizacional do país, transformando o povo brasileiro numa massa descrente e até meio cínica, que a todo momento questiona "o que há por trás " das decisões e políticas postas em prática. 
 
Por outro lado, a educação pública desassistida, nunca prioritária, está na origem do baixo nível da massa votante, resultando num processo eleitoral viciado, que garante aos corrosivos feudos políticos a eternização no poder. 
 
Há, portanto, pouca perspectiva de mudança desse melancólico panorama. 
Mesmo assim, sem reação antes que seja tarde, a esperança poderá não ser a última a morrer.  
 
14 de agosto de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra – reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário