"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

QUEM VAI APURAR DENÚNCIAS DE QUE LEWANDOWSKI MANIPULOU PARECER TÉCNICO POR INTERESSE POLÍTICO?


 
O que se pode esperar da Justiça de um País em que o futuro próximo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça é apontado pela revista Veja como o principal manipulador de um esquema, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, que viabilizou a aprovação das contas do PT no escândalo do Mensalão e permitiu o também milagroso endosso das contas da campanha presidencial de Dilma Rousseff?
Em qualquer País com um mínimo de seriedade, teria de ser proposta, no mínimo, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, no Congresso Nacional, para investigar tais denúncias que desmoralizam completamente o Judiciário. Uma denúncia pública do auditor do TSE Rodrigo Aranha Lacombe revelou que a Justiça Eleitoral manipula pareceres técnicos para atender a interesses políticos.
O que fará o Conselho Nacional de Justiça? A Procuradoria-Geral da República também não vai fazer nada diante de tal denúncia da Veja? OAB falará nada? Forças Armadas, também? Quem vai ter a mínima coragem de apurar a denúncia de que Lewandowski manipulou um parecer técnico por mero interesse político? A resposta mais provável no Brasil da impunidade é: Ninguém! E, se alguém apurar, é enorme a chance de dar em nada...
Na reportagem da edição 2334, “A Ordem Veio de Cima”, Lacombe acusa, diretamente, Lewandowiski de cuidar, pessoalmente, da manipulação das contas da campanha de Dilma – que nem poderia ter tomado posse no trono presidencial, se a contabilidade tivesse sido rejeitada. O mesmo auditor Lacombe também denunciou que seu parecer condenando as contas do PT, em 2003, simplesmente desapareceu.
O sumiço do documento teria funcionado como uma espécie de “queima de arquivo” de papéis que comprovariam o esquema do Mensalão – sem que o STF tivesse de apelar para a questionável “teoria do domínio do fato” na hora de condenar os principais acusados de formação de quadrilha. Mas, apesar da denúncia do auditor, é mais fácil um mensaleiro passar pelo buraco de uma agulha, mesmo com a cueca cheia de milhões de dólares roubados, que algo acontecer a um poderosíssimo ministro do STF...
A revelação da Veja deveria servir para o lançamento nacional de uma campanha nas ruas pelo inédito impeachment de Ricardo Lewandowski do endeusado cargo de ministro da mais alta corte judicial do Brasil. O caso, como tantos outros, deve dar em nada. Se bobear, o sucessor de Joaquim Barbosa e atual vice-Presidente do STF, ainda abre um processo contra o Lacombe. E sai da história como vítima.
A denúncia de Lacombe é um sinal de alerta para o que pode acontecer a partir de quarta-feira que vem, quando o STF começa a apreciar os recursos da defesa de 11 dos 25 condenados na Ação Penal 470 – o julgamento que só vai acabar quando realmente terminar, em data ainda não prevista. Cresce o risco de impunidade – o que exigirá uma pronta resposta das ruas, única coisa que mata de medo o sistema de governança do crime organizado no Brasil. A grande polêmica é se os tais embargos infringentes valerão ou não. Tudo pode acontecer...
Quem tem pena é galinha
É grande a reza e a aposta nos meios petralha para que José Dirceu, Delúbio Soares e mais sete réus sejam absolvidos do crime de formação de quadrilha, a partir de quarta-feira, quando começa o julgamento dos recursos do Mensalão.
A torcida petralha espera que Teori Zavascki e Luiz Roberto Barroso, dois novos semideuses do STF, que não participaram da primeira fase do julgamento da Ação Penal 470, repitam o mesmo procedimento do recente julgamento do senador Ivo Cassol – que acabou absolvido do crime de formação de quadrilha.
Se Dirceu, Delúbio e outros sete forem poupados, eles se livram da pena de prisão em regime fechado e poderão trabalhar normalmente durante o dia, tendo apenas de dormir em algum estabelecimento penal agrícola, industrial ou similar – o que vão consolidar a imagem deles como super heróis da petralhada...
Agenda
Veja no YouTube documentário completo mostrando a origem, formas de atuação e objetivos do movimento comunista-socialista nos EUA.
Briga entre eles
O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro detonou a petralhada em documento escrito para o Foro de São Paulo – em recente reunião das esquerdas do continente, na capital paulista:
“Aqui neste Encontro, os reformistas que dão sustentação aos governos petistas tentarão, mais uma vez, iludir os companheiros, dizendo que o ressurgimento das lutas de massa no Brasil se deve ao fato de o povo querer ampliar as mudanças trazidas pelos governos petistas. Nada mais falso. A opção dos governos petistas pela governabilidade institucional e pelo “neodesenvolvimentismo” capitalista é principal responsável pela explosão de amplos setores da sociedade brasileira. Na verdade, como um pavio de pólvora, um novo reajuste das tarifas de transporte público (todo ele nas mãos de máfias da iniciativa privada), desmontou a mentira oficial de que os brasileiros viviam felizes e em harmonia, num capitalismo “de rosto humano”. O sucateamento e a privatização da saúde, da educação e dos serviços públicos em geral são os fatores determinantes da revolta popular”.
Na visão do PCB, o PT, há 11 anos no poder, não é “progressista nem anti-imperialista”...
Mãos Limpas
 
Porto ocupado
Cerca de 300 ex-catadores de materiais recicláveis do lixão de Itaóca e moradores do município São Gonçalo promovem, desde cedo, um protesto pacífico de ocupação, por uma  semana, pedindo o fechamento do Porto Logístico do COMPERJ/PETROBRAS, situado na Praia da Luz, que é o maior empreendimento da empresa no País.
Eles denunciam a ausência de contrapartidas sociais e ambientais da PETROBRAS e da empresa Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A. que tem empreendimentos na região como o Porto logístico do COMPERJ por onde passam equipamentos pesados, Estrada e um Oleoduto (pela empreiteira EGESA) que está sendo construído em Área Residencial.
A obra ameaça demolir, sem diálogo, a sede da Cooperativa de Recolhimento de Óleo pelo Meio Ambiente (COOPEMA) formada por ex-catadores de materiais recicláveis do antigo Lixão de Itaóca, atualmente desativado.
Contra a impunidade
O presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti, convida a imprensa para acompanhar a entrega das assinaturas da petição online contra a Proposta de Emenda à Constituição, que pretende modificar a forma com que os promotores de Justiça apuram fatos praticados por prefeitos, Secretários Estaduais e  deputados Estaduais.
 
Os promotores paulistas são contra a PEC01/13 - de autoria do deputado petebista Campos Machado.
 
A entrega será nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde o presidente da casa Samuel Moreira (PSDB) receberá o documento.
 
Petição
O médico Milton Simon Pires, contumaz articulista neste Alerta Total, enviou aos deputados e senadores um abaixo-assinado para impedir, definitivamente, os vetos à Lei do Ato Médico.
Milton revela que o desgoverno petista tenta esconder o caos instalado na saúde pública brasileira.
Sinos restaurados e high tech
O Cardeal Dom Odilo Scherer reza logo mais, às 19 horas, uma missa para celebrar o restauro completo dos seis sinos do Mosteiro de São Bento.
Além da limpeza das peças em bronze (a maior pesando 5,5 toneladas e a menor 690 Kg) e da reforma e pintura da estrutura que sustenta os sinos, foi instalado um sistema eletrônico de acionamento com programação monitorada via internet.
A recuperação foi patrocinada pelo Comolatti – um dos principais grupos do setor automotivo no Brasil.
Quinteto Fantástico


Os cinco atores seriam perfeitos para atuar em que filme famoso de Hollywood?
Bolça Preguissa


Nova proposta para o arsenal assistencialista-eleitoreiro do desgoverno Petralha...
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

12 de agosto de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário