"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

STF DECIDE NA QUARTE SE VAI REVER SENTENÇAS DA GANGUE MENSALEIRA DE LULA

STF decide na quarta se vai rever sentenças do mensalão

 
5

O julgamento do mensalão, o mais longo da história do Supremo Tribunal Federal (STF), chega à fase de análise dos recursos das defesas nesta quarta-feira.
 
A Corte começa a se debruçar sobre os questionamentos de 25 réus condenados, que tentam modificar a decisão do STF sobre um processo que teve 37 acusados julgados. Logo no primeiro dia desta etapa, os ministros terão que decidir sobre uma questão crucial: se a sentença de condenação de 11 réus poderá ser revista.
 
O julgamento dos recursos ocorre oito anos após o estouro do escândalo sobre a compra de votos e apoio político no Congresso Nacional, cujo principal personagem — “o mandante”, nas palavras do ministro Joaquim Barbosa — foi o ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu.

12 de agosto de 2013
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário