"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

IBGE INICIA INVESTIGAÇÃO INÉDITA SOBRE A SAÚDE DOS BRASILEIROS

Pesquisadores visitarão 80.000 domicílios a partir desta segunda-feira. Em 25% das residências selecionadas, moradores terão sangue e medidas coletados

 
Diagnóstico precoce: A partir de exame de sangue, cientistas sul-coreanos procuram alteração em determinado gene para detectar a doença de forma não invasiva
Exames: pesquisa do IBGE vai percorrer 80.000 domicílios (Thinkstock)

A partir desta segunda-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde iniciam uma investigação detalhada sobre a saúde da população, com visitas a 80.000 domicílios e coleta de dados em um detalhamento ainda inédito no país.
Estão previstos, por exemplo, testes de sorologia para dengue – que identifica se o indivíduo teve a doença e que tipo de vírus causou a enfermidade – e exames de sangue e urina, além de questionários e de registro de medidas de peso e circunferência abdominal.

Pela primeira vez um estudo desse tipo se dedica exclusivamente à saúde dos brasileiros. Questionários com partes elaboradas para diagnosticar características da população já foram aplicados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) em anos anteriores, mas aplicados combinados a outras questões.

Os trabalhos de campo começam nesta segunda-feira em São Paulo. O detalhamento da pesquisa, com coleta de amostras de sangue e uma entrevista que pode durar até 90 minutos para um dos moradores do domicílio, será aplicado a 25% dos domicílios.

O objetivo do estudo é fornecer ao Ministério da Saúde informações que possam orientar as políticas públicas, identificando também tendências que reflitam hábitos de alimentação, medicina preventiva, cobertura dos sistemas público e privado e o acesso a cada tipo de atendimento médico.

As residências para pesquisa serão escolhidas por um sistema informatizado do IBGE. Uma vez no endereço indicado, os pesquisadores precisarão, primeiro, convencer os moradores a receber a pesquisa e dedicar tempo às entrevistas. Os 25% que forem selecionados para a pesquisa detalhada receberão, como retorno, os exames detalhados – uma espécie de check-up completo de saúde.

12 de agosto de 2013
Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro

Pesquisa do IBGE confirma que obesidade é epidemia no Brasil
Brasileiro consome menos frutas e legumes do que o ideal
Dieta do brasileiro é carente de vitamina - e abusa do sódio
Brasileiro com maior renda come menos arroz e feijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário