"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 20 de setembro de 2011

CONTEMPLAÇÃO DO BRASIL QUE PRESTA

Um bom remédio para a náusea provocada pela Era da Mediocridade é a contemplação do país que presta.
O Brasil que vale a pena resiste, reafirma o vídeo que a Eidia enviou, a seção Feira Livre colocou no ar em 24 de junho e o Direto ao Ponto reapresenta neste começo de noite.
Quem não soube o que perdeu tem uma segunda chance para conhecer gente que torna qualquer domingo muito melhor.

O vídeo já seria fascinante se apenas contasse a história da Mercearia Paraopeba, na mineira Itabirito, cidade de 43 mil habitantes a 55 quilômetros de Belo Horizonte.
Vai muito além disso. Em 7 minutos e 6 segundos, fica estabelecido o contraste entre o templo do cinismo e uma pequena fortaleza que abriga o que há de melhor no Brasil.
Num cenário cuja decoração dá água na boca, duas gerações de pequenos comerciantes confirmam que valores morais e éticos não podem ser revogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário