"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ALUNOS DA REDE ESTADUAL DO PARANÁ SÃO NOMEADOS "VIGILANTES DA DEMOCRACIA"

Fomentar discussões e debates sobre política e cidadania entre os jovens. Esses são os objetivos do grupo Vigilantes da Democracia nas Escolas, da Rede de Participação Política (RPP). O projeto piloto ofereceu atividades de educação política para 15 estudantes do Colégio Estadual Paulo Leminski, localizado no bairro Tarumã, em Curitiba, entre setembro e outubro de 2011.

Além de cinco oficinas, os jovens participaram da campanha “Adote um(a) Parlamentar”. “Cada estudante escolheu um(a) Deputado(a) Estadual para buscar informações sobre a sua atuação, trajetória pessoal e política, a fim de elaborar uma pergunta que deveria ser feita pessoalmente, em visita à Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP)”, explicou a coordenadora do Vigilantes da Democracia, Danielle Rodrigues.
No dia 1 dezembro, os participantes receberam carteirinhas de Vigilantes da Democracia do presidente da ALP, Valdir Rossoni.

Rodrigues falou sobre a primeira visita dos alunos na Assembléia Legislativa. “O diferencial foi o fato de que estudantes do ensino médio público estavam munidos com discussões e debates feitos durante as oficinas de política, cidadania e participação.”

Os alunos receberam o certificado das oficinas do projeto Vigilantes da Democracia e acesso ao Curso de Formação Política à distância intitulado, “Democracia, Redes Sociais e Sustentabilidade”, disponível no site da Rede de Participação Política e um exemplar do livro “Alfabetização Democrática”, do especialista do Instituto Millenium Augusto de Franco, material que serve de base ao curso.

O Vigilante da Democracia nas Escolas integra o Vigilantes da Democracia, grupo formado por pesquisadores e estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 2007, os pesquisadores mantém um sistema de monitoramento dos deputados do Paraná através do site www.vigilantesdademocracia.com.br.

O coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, destacou a importância dessa fiscalização. “Este projeto objetiva melhorar o futuro do país, formando jovens e estimulando-os a transformarem suas realidades, desde sua escola e comunidade, até a esfera federal, estimulando-os a interagir e fiscalizar a aplicação de recursos e os destinos das políticas públicas”.

9 de dezembro de 2011
Comunicação Millenium

Nenhum comentário:

Postar um comentário