"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

OS FATOS COMO ELES SÃO...

O ministro amarelou!
Claudio Schamis comenta saída de Carlos Lupi do Ministério de Dilma


Depois de ter bancado o Super-Ministro-Valente-Daqui-Não-Saio-Daqui-Ninguém-Me- Tira-E-Só-Sai-Se-For-A-Bala – ufa, que título nobre –, Carlos Lupi sucumbiu. Não aguentou a pressão. Amarelou. E pediu para sair.

Pôxa, e eu achei que fosse até o fim. O que será de mim e de minha família agora? Será que ponho o terno amarelo?

A sua adorada presidente Dilma a quem declarou que amava com certeza deve ter ficado aliviada, e talvez tenha sido poupada de ter que demiti-lo assim que fizesse a tal reforma ministerial e por pressão da Comissão de Ética da Presidência, presidida por Sepúlveda Pertence.

É claro que Carlos Lupi justificou que sai porque estava sofrendo uma perseguição política e pessoal da mídia muito forte e cruel. E ainda se achando injustiçado reclamou da condenação sumária da Comissão de Ética. Ainda bem que ele não é do PT. Imagina. Aí sim iam falar que existe uma conspiração no ar e em Brasília.

Para com isso. O que existe em Brasília é outra coisa. Aliás, o que falta em Brasília é outra coisa.

Mas isso talvez muita gente saiba, só que outros talvez ainda não foram avisados.

Dilma, ‘cê tá sabendo né?

A coleção de Dilma!


A nossa presidente Dilma deve estar louca para completar o álbum de ministros demitidos e caídos.

Agora só vou conseguir lembrar de todos pela foto! Vou fazer uma chamada básica!

Acho que nunca antes na história desse país viu-se tanto ministro caindo em tão pouco tempo. Nem no governo daquele lá.

Herança maldita? Melhor não falar nisso, porque senão vão achar que o escrevinhador não gosta do governo. Não é verdade. Existe algo. Existe um sentimento. Gosto médio. Mais para menos. Claro que não sou louco de dizer que tá 100% tudo errado. Mas com um pouco de esforço talvez alcancem isso.

Dilma lado A, Dilma lado B!

Não chega a ser um caso de bipolaridade. Talvez de dupla personalidade. A Dilma boa. A Dilma má.

Seu Freud em quantas sessões consigo saber se sou lado A ou lado B?

O problema é que a Dilma boa age às vezes em momentos em que não deveria ser boa. Já a Dilma má age às vezes com pessoas que não merecem a sua ira.

Talvez o problema de Dilma seja de direcionamento. Ela não está sabendo focar a ira para onde deve.

Porque ela tem que gritar, esbravejar, chegando a deixar subordinados lerdos apavorados e com medo da fera, enquanto que quando precisaria mostrar pulso forte doa a quem doer, pareceu ser condescendente, como foi no caso do ministro Carlos Lupi.

Diria que Dilma amarelou também em tomar uma atitude de coragem e valentia que um presidente, às vezes precisa. Independente se vai agradar gregos, troianos ou partidos.

Juras de amor!


Quando eu disser já, lutem. Mas uma luta limpa, por favor!

Não é que José Sarney e Demóstenes Torres quase transformaram o plenário do Senado num ringue e só não rolaram no chão porque o senador Fernando Deixa Disso Collor de Mello bancou o juiz de paz? Logo quem.

O motivo do entrevero foram (mais uma vez) as manobras do governo para aprovar a DRU (Desvinculação de Receitas da União) que foi posta como primeiro item da pauta para votação. Com isso o governo pretendeu evitar que se vote a Emenda 29, que aumenta os recursos destinados para a Saúde Pública.

Afinal pra que se preocupar com a Saúde se tem tantas outras coisas mais importantes, já que nesse quesito devemos ser país-modelo de como (não) se deve tratar a saúde.

Dilma, que lá atrás tinha prometido mundos e fundos para a Saúde, quer porque quer adiar ao máximo essa votação, de preferência para o último ano do seu mandato.

Por que isso? Vai saber…

Cheiro ruim!


Dá onde tá vindo isso? Brasília!

E agora José? Ou melhor, e agora Pimentel? Parece cupim isso. Mais um ministro com o nome “sujo” na praça. Ou melhor, nome, endereço, CPF…

Não é no reino da Dinamarca que tem algo de podre, é aqui mesmo!

O ministro do desenvolvimento Fernando Pimentel é a consultoria da vez. Será que ele foi aluno de Palocci ou é o ramo de consultoria que é promissor?

Mas se a Dilma mantiver Pimentel seria correto chamar Palocci de volta, pois esse foi defenestrado do governo pelo mesmo motivo. Enriqueceu dando consultoria.Temos que ser justos.

Será que Dilma vai pagar para ver o que o ministro vai dizer em sua defesa? A história ainda é recente, mas é muito disse-me-disse e isso só enfraquece mais ainda a figura do governo Dilma que tem mais um ministro envolvido em coisas estranhas, mas que renderam R$ 2 milhões, o que não é de todo ruim.

Drummond disse “Tempo disso, tempo daquilo; falta o tempo de nada”. Realmente estamos perto do tempo de nada. Nada mais nos resta a fazer, a não ser aceitar ou aceitar, pois nada tem mais jeito.

Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário