"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

JUROS NA EUROPA EM CRISE: 1% aa.


EUROPA EM CRISE TEM JURO DE 1% AO ANO! NO BRASIL MARAVILHA, A 6A. POTÊNCIA ECONÔMICA DO UNIVERSO, ANDA AO REDOR DE 10% AO MÊS OU MAIS!


O Banco Central Europeu (BCE) manteve inalterada a taxa de juros nesta quinta-feira, em 1% ao ano, dando uma pausa nas quedas para avaliar o impacto dos cortes passados e de uma série de outras medidas adotadas em 2011.
Em 8 de dezembro, na última reunião mensal, o BCE anunciou corte na taxa anual de juros em 0,25 ponto percentual, de 1,25% para 1%.
Segundo a autoridade monetária, já se começa a perceber sinais de melhora no combate à crise da dívida da zona do euro. A taxa de juros está no nível mais baixo já registrado e a decisão ficou em linha com as expectativas do mercado.

Os mercados financeiros mostraram pouca reação. O euro e os futuros do bônus alemães ficaram estáveis após a decisão.
"Isso confirma nossa expectativa de que o BCE quer ficar em compasso de espera no momento e digerir o que os últimos dados estão dizendo a eles sobre a magnitude e a profundidade da recessão na zona do euro", disse o economista da Nomura, Jens Sondergaard.

Ainda que as últimas semanas tenham visto alguns sinais levemente encorajadores sobre a economia, também é muito cedo para o BCE mudar de direção apenas um mês depois de seu mais recente conjunto de previsões e é provável que o banco mantenha um tom cauteloso.
Do site da revista Veja

MEU COMENTÁRIO
Os economistas brilhantes do PT e seus iluminados acadêmicos das universidades poderiam explicar porque no Brasil, essa maravilhosa economia progressista e considerada a 6a. potência econômica do universo, os juros andam ao redor de 10% ao mês, enquanto na Europa que dizem estar em crise falida o juro anual - ANUAL - é de apenasa 1%!

Nenhum comentário:

Postar um comentário