"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SURPRESA!!!


NOTA AO PÉ DA CHARGE

Pelo andar da carrugem, este ano o carnaval promete! O do ano que acabou, cabe a nós, os da "geral", não apenas aplaudir, mas louvar a grande criatividade dos que desfilaram com um entusiasmo contagiante. Os atores são os de sempre, a turma egressa da 'casa do povo', embora não possamos identificá-los com nitidez, dado ao disfarce, que praticamente todos usam, de "cara-de-pau".
Nunca tantos desfilaram no Bloco dos Sujos! Uma animação que dava gosto ver!
A bandeira da impunidade marcava o ritmo da batucada.
Os 'paparazzos' que conseguiam ângulos melhores do "bloco da trambicagem", ala de frente do Bloco dos Sujos, admiravam-se com as respostas precisas, apesar de pouco explicativas, mas que brilhavam pelo cinismo, o que enchia de graça essa festa bem brasileira.
O óleo de peroba alimentava o brilho das máscaras, dando-lhes um reluzir fantástico, que somente os brasileiros - os do andar de cima, os mais iguais - sabem impor com trejeitos inteligentes.
Ah! o desfile do Bloco dos Sujos alimentou grandes manchetes e encheu os nossos dias de leitor, tirando deles o tédio de uma paisagem sueca de políticos que sequer sonham com as nossas mordomias, quero dizer, as deles, as dos nossos políticos.
Acho engraçado que ainda nos damos ao luxo de critícar o desfile dos 'sujos', como se fossemos 'vítimas' dessas celebridades... Afinal, eles estão lá porque nós os colocamos lá! Se preferimos assistir da "geral", o problema é nosso. Eles não têm qualquer problema!
Votam seus próprios aumentos, gozam das benesses da "gruta do Ali-Baba", e desfrutam de prazeres que apenas "aos mais iguais" é reservado.
E nós, os da "geral", os 'oba-oba' da galera, por assim dizer, os responsáveis em última análise por tudo isso, se não mudamos essa triste história, por comodismo, imbecilidade ou algum adjetivo politicamente mais correto, devemos por razão de ofício de eleitor, aplaudir os nossos eleitos...
Os votos? Vamos ao quesitos...

DIGNIDADE > ZERO, NOTA ZERO...
HONESTIDADE > ZERO, NOTA ZERO...
RESPEITO A CIDADANIA > ZERO, NOTA ZERO...
PRINCÍPIOS > ZERO, NOTA ZERO...
COMPROMISSO REPUBLICANO > ZERO, NOTA ZERO...
ESPERTEZA > DEZ, NOTA DEZ...
ILICITUDES DE TODA ORDEM > DEZ, NOTA DEZ...
DESONESTIDDE > DEZ, NOTA DEZ...
CALHORDICE > DEZ, NOTA DEZ...
CINISMO > DEZ, NOTA DEZ
ENRIQUECIMENTO ILÍCITO > DEZ, NOTA DEZ...

Esses são os nossos campeões!!!
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário