"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 7 de janeiro de 2012

REVELADOS OS SEGREDOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA


Após silenciar-se por 35 anos, Sebastião Rodrigues de Moura, o militar responsável pelo ataque final à Guerrilha do Araguaia, revelou onde estão os corpos de guerrilheiros que morreram na batalha e indicou o ex-presidente do PT e deputado federal, José Genuino, como o principal delator dos militantes.

Na maior operação militar realizada pelo país desde a Segunda Guerra Mundial, quatro mil soldados do exército embrenharam-se na floresta amazônica para combater jovens militantes do PCdoB que tentavam introduzir o comunismo no país no início dos anos 70. Estima-se que cerca de 70 insurgentes foram mortos, mas até hoje só um corpo foi encontrado.

Sebastião Rodrigues, popularmente conhecido como Curió, afirmou que muitos corpos estão enterrados na Palestina, cidade localizada a 286 quilômetros de Belém. Outros tantos teriam sido devorados por animais na floresta.

O militar revelou também que só foi possível acabar com a guerrilha devido à traição de militantes, principalmente a de José Genoino. Segundo Curió, o atual deputado entregou seus companheiros assim que foi preso como mensageiro dos guerrilheiros, revelando os codinomes e contando sobre três unidades de combate do movimento.

Procurado pela revista IstoÉ, José Genoino não respondeu aos recados e telefonemas.

Curió afirma ter documentos que comprovam suas declarações e diz que irá revelar detalhes em um documentário e um livro que sairão em breve – coisa que já está prometendo há 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário