"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O APAGÃO DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA NO BRASIL

Há mais ou menos cinco anos deixei de trabalhar fora de casa. A princípio, desacostumada, inscrevi-me em uma agência de empregos, buscando, evidentemente, algo na área de educação.

Não recebi nenhuma proposta por muito tempo. Agora já mando direto para o lixo eletrônico a infinidade de ofertas que me chegam todos os dias. Imagino que, agora, anda valendo bastante minha experiência profissional, não obstante a idade.

Outro dia, encontrei-me com um amigo, médico e coordenador de uma área embananada em qualquer instituição hospitalar: o CTI. Estranhei a preocupação que aparecia em seu olhar. Respondeu-me: ansiedade. “Não tenho médicos preparados em número suficiente para a demanda e não vislumbro no horizonte próximo solução para esse problema”, dizia. E acrescentou, desabafando, que são poucos os profissionais que podem ou se dispõem a se preparar para ocupar tais postos.

A Petrobras procura nestes dias pessoas para fazerem cursos de operadores, sem conseguir preencher as vagas – e o mesmo, leio, anda acontecendo em várias outras áreas de maior especialização.

Ocorre, porém, que de tudo quanto tomo conhecimento, mais me dói o que anda acontecendo no SUS. Uma conhecida me telefona aflita para me dar conta da falta de pediatras para o neonatal. E ela tem, por sua vez, várias amigas na hora de darem à luz seus filhos que não sabem o que fazer ou o que vai acontecer a seus bebês. A neta dessa conhecida não teve problema porque nasceu amparada por um plano de saúde e, portanto, com razoável assistência. Mas e os que não têm tais planos? Vão fazer o quê? Onde buscar guarida?

Vêm à minha memória os casos que se ouvem a todo momento sobre a grã-finagem correndo para hospitais chiques em São Paulo para fazer seus check-ups anuais ou realizar seus tratamentos de doenças mais graves.

Enquanto isso, a “plebe rude”, incluídos secretários de ministérios, morre, em Brasília, porque não tem, no sufoco, um talão de cheque para a caução exigida nos hospitais ou sucumbe às portas da rede de atendimento do SUS.

Os usuários do SUS, cantado e decantado como a solução para todos, viram um presidente querer até adoecer para ser atendido em um hospital como o que inaugurava pelo sistema… Por ironia, passou mal no mesmo dia e foi internado no melhor hospital privado da região.

As futuras mães, que hoje temem pela hora do parto, foram as mesmas que, na campanha eleitoral, acreditaram no Plano Cegonha e no atendimento prioritário para as grávidas. Agora, como acontece sempre no Carnaval, quando todo mundo está com a cabeça na folia, os jornais estampam as manchetes sobre os cortes orçamentários e, o que é pior, o maior deles vai incidir sobre a saúde. Isso mesmo. Corta daqui e dacolá, vai sobrar mesmo pro povão.

É que o Brasil real não se deixou ainda aprisionar pelo bordão e teima em não ser ainda o “país rico e sem miséria” que povoa os sonhos dos milhões de deserdados. E estão quase todos chegando à nova classe “C”. Imaginem o resto…

Sandra Starling
(Transcrito do jornal O Tempo, de Belo Horizonte)
23 de fevereiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário