"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 19 de março de 2012

DEPOIS DO PR, AGORA O PTB E O PSC AMEAÇAM ABANDONAR A 'BASE ALIADA'

O Palácio do Planalto terá que administrar na esta semana a ameaça de um novo foco de rebelião em sua base aliada na Câmara, informa reportagem de Maria Clara Cabral, Natuza Nery e Márcio Falcão, publicada na Folha.

Insatisfeitos com o espaço no governo, PTB e PSC se reúnem na terça-feira para avaliar a permanência no bloco de apoio a Dilma Rousseff. Os deputados do PR também vão discutir se seguem a decisão da bancada no Senado, migrando para a oposição.

Ao todo, os três partidos somam 74 dos 513 votos, número suficiente para causar constrangimentos e impor derrotas ao governo.

O primeiro sinal sério de insatisfação na base foi a rejeição de Bernardo Figueiredo, indicado por Dilma, para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O episódio levou Dilma a trocar os líderes do Senado (Romero Jucá por Eduardo Braga, ambos do PMDB) e na Câmara (Cândido Vaccarezza por Arlindo Chinaglia, ambos do PT), o que alimentou o clima de rebelião e piorou ainda mais a desarticulação política do governo.

A confusão chegou ao ápice com as idas e vindas em torno da Lei Geral da Copa. Mas, no entanto, o recado do Planalto é de que Dilma não está disposta a fazer concessões aos governistas chantagistas.

19 de março de 2012

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Dizem os velhos marinheiros, e a mim somente resta acreditar, que quando a nau ameaça o naufrágio, os primeiros habitantes a pularem fora são os ratos. E também contam os pesquisadores, que a inteligência dos roedores é algo fantástico! Pelo menos, quando a utilizam para a sua sobrevivência. Para as demais tarefas, a comunidade costuma agir apenas no seu interesse. Não sei por que tal reflexão ocorreu-me...
Interessante, né?
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário