"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 19 de março de 2012

EMPRESAS COMBINAM PROPINA EM LICITAÇÕES DE SAÚDE

Vídeos mostram empresas combinando propina em licitações da saúde
Diversos representantes de empresas foram flagrados combinando fraudes em licitações para serviços no hospital de pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As imagens foram divulgadas neste domingo pelo Fantástico e mostram empresários discutindo valores de propinas com um repórter disfarçado de gestor público.

"O mercado pratica 10%. É o normal, é o praxe. Aí tem uma negociação melhorzinha e faz pra 15%", afirma um deles.
As empresas chegam a se unir no que chamam de "mesa" para driblar a exigência legal de concorrência no processo - aquela que deve ganhar paga uma percentagem do total do contrato para as demais, que apresentam orçamentos mais altos, entrando na disputa para perder.

"Faço isso direto. Tem concorrência que eu nem sei que estou participando", afirma a gerente de uma empresa que negociava mão de obra para limpeza, vigilância e outros serviços.
Caso o processo fosse levado adiante, a empresa ganharia R$ 5,2 milhões.

Uma locadora de veículos convidada para a licitação de aluguel de ambulâncias aparece oferecendo 5% ao suposto funcionário público.
"Cinco por cento. Quanto você quer?", pergunta o gerente, logo aumentando a proposta para 10%.
Para atestar a segurança do negócio, o presidente do conselho da locadora diz que o dinheiro da propina é entregue dentro de caixas de uísque ou de vinho. "A margem, hoje em dia, fica entre 15 e 20", explica o representante de uma empresa de coleta de lixo hospitalar.

Segundo a gerente de uma empresa de jardinagem e vigilância, a fraude é a "ética do mercado". As empresas envolvidas nas filmagens são a Bella Vista, a Locanty, a Rufolo e a Toesa.
Três das empresas envolvidas nas filmagens são investigadas pelo Ministério Público por irregularidades.

19 de março de 2012
Postado por Pedro Bougleux

Nenhum comentário:

Postar um comentário