"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 27 de abril de 2012

PARA ONGs, BRASIL PERDE LIDERANÇA AMBIENTAL AO MUDAR CÓDIGO FLORESTAL

A agência britânica BBC se apressa em alardear que “organizações ambientalistas internacionais afirmam que o Brasil pode estar perdendo a liderança no movimento ecológico global, depois que a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um novo texto que altera o Código Florestal brasileiro”.

A notícia revela que “representantes da WWF e do Greenpeace em Londres disseram que o Brasil sempre foi visto como um dos países mais ativos na promoção de ideias ambientais em fóruns internacionais, como as reuniões sobre mudanças climáticas da ONU. Mas, a aprovação do texto do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) pode provocar uma mudança nessa percepção”.

O texto assinala ainda que o projeto precisa ser apreciado pela presidente Dilma Rousseff, que pode vetá-lo na íntegra ou parcialmente. Neste caso, a proposta volta para o Congresso, que pode fazer alterações ou derrubar o veto.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG

O Brasil é um dos raros países do mundo que ainda têm florestas originais. E entre eles, é o país que imprime maior rigor nas leis ambientais. As nações ditas desenvolvidas (todas elas) destruíram seu meio ambiente original. Agora, se dizem preservacionistas e rigorosas, como se ninguém soubesse que instalaram suas indústrias poluidoras no Terceiro Mundo, sobretudo na China. E as ONGs deles ainda se acham no direito de interferir em assuntos internos do Brasil. Era só o que faltava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário