"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 1 de maio de 2012

INAUGURA-SE NO BRASIL O ESTADO RACIALIZADO", DIZ YVONE MAGGIE SOBRE AS COTS PARA NEGROS

     O início do julgamento sobre a validade da adoção do sistema de cotas raciais e sócio econômicas no Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu o debate sobre a polêmica medida de adoção de ações afirmativas.

Para críticos, como a especialista do Instituto Millenium Roberta Kaufmann, a medida promove a segregação racial, incitando a intolerância.

O sistema de cotas também pode revelar sua ineficácia na educação. O ingresso no ensino superior não promove a igualdade entre os estudantes, já que uma formação educacional de qualidade começa nos bancos escolares. As cotas também vão de encontro com o principio da meritocracia, que recompensa o indivíduo pelo esforço pessoal.

A antropóloga Ivonne Maggie vê a política de cotas raciais como um problema de ordem legal. “ Se isso for realmente configurado, inaugura-se no Brasil o estado racializado, dividindo o povo brasileiro entre negros e brancos.”

A votação

Há três ações relacionadas às cotas sendo apreciadas pelos ministros do STF. Dois processos avaliam a constitucionalidade de regras adotadas pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o ingresso de estudantes por meio do sistema de cotas. O outro processo avalia a adoção das cotas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Assista a análise da antropóloga:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=hW43_btZZc8

01 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário