"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 19 de maio de 2012

MENSALÃO DO LULA

Carmen Lúcia diz que está pronta para votar mensalão de Lula

'Estou pronta para votar o mensalão', diz Cármen Lúcia
ESTELITA HASS CARAZZAI - UOL

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia disse nesta sexta-feira (18) que está preparada para votar o processo que julgará o mensalão.

"Eu tenho estudado o processo há algum tempo e, da minha parte, estarei habilitada a votar na hora em que ele for colocado em pauta", afirmou a ministra.


Lula Marques-23.mar.2011/Folhapress
Ministra Cármem Lúcia no plenário do STF
A ministra Cármem Lúcia (centro) no plenário do STF


A ação penal do caso, maior escândalo político do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e da história do PT, já foi relatada pelo ministro Joaquim Barbosa. O julgamento, agora, só depende da liberação do processo pelo ministro Ricardo Lewandowski, que revisa o relatório de Barbosa.

Lewandowski já afirmara à Folha nesta sexta-feira (18) que está trabalhando "intensamente" para liberar a ação "o mais breve possível".

Para Cármen Lúcia, que está em Curitiba para participar do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, o trâmite do processo não está demorando mais do que deveria.

"Os processos têm um período de amadurecimento. Você tem que fazer prova, tem que garantir a defesa, tem alegações finais. E este é um processo longo, com mais de 600 testemunhas. É um empenho muito grande", disse.

Lúcia ainda afirmou que, se o processo estivesse em primeira instância --como pediu o advogado Márcio Thomaz Bastos, que defende um dos 38 réus da ação--, não haveria nem condições de que ele fosse julgado, devido à "complexidade da ação".

"Se estivesse numa primeira instância, o juiz talvez nem tivesse todo o aparato necessário para chegar a esse julgamento."

O pedido de Thomaz Bastos foi negado pelo ministro Joaquim Barbosa no início do mês.

O STF corre contra o tempo: de acordo com o ministro Carlos Ayres Britto, se o julgamento do mensalão não for concluído até 30 de junho, ficará para o ano que vem.

19 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário