"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 25 de maio de 2012

O PT SABE TUDO, MENOS GOVERNAR...

No dia 27/9/2007, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em mais um de seus arroubos etílicos, afirmou passaria para a história como o presidente que mais investiu em educação e na construção de universidades públicas e escolas técnicas no País. “Vejam a ironia do destino. O metalúrgico que não tem diploma universitário vai passar para a história como o presidente que mais fez universidades e escolas técnicas no Brasil”, afirmou, após visitar as obras do campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André.




Segundo ele, até 2010 o governo terá inaugurado dez novas universidades federais e terá aumentado o número de escolas técnicas de ensino profissionalizante de 140 (até o início de 2003) para 214. “No Estado de São Paulo, entre 2003 e 2007, o aumento de vagas em universidades estaduais ficou em 16%, enquanto que nas universidades federais o aumento foi de 72%”, declarou. “Se os números não estiverem certos, meu caro Haddad (Fernando Haddad, ministro da Educação), depois você se vira e explica”, acrescentou Lula.

Pode até ser que os números ditos por Lula, lhe tenham sido passados como verdadeiros, mas quando se olha uma pouco mais para ensino universitário oficial, contata-se que Lula, preocupou-se tão somente na construção na construção dos prédios onde deveria ser uma e escola de ensino superior e o resto deixou para lá.
Um exemplo disso e o que está ocorrendo na Universidade Federal de Viçosa, campus de Rio Parnaíba, criado em 2007. Os professores cruzaram os braços (16/5) A paralisação aconteceu em várias universidades federais do país para pressionar o governo para novas negociações. Há vários meses os servidores federais apresentaram ao Governo uma pauta unificada com eixos comuns a todo serviço público federal.
Em Rio Paranaíba, além da questão salarial os professores reivindicam ainda melhores condições de trabalho, como infra-estrutura adequada e mais profissionais.( veja o vídeo Professores da UFV de Rio Paranaíba fizeram paralisação)

Em todas a áreas do governo, realizou-se tão somente, o vitupério do auto-elogio comandado por Lula, muitas despesas sem resultados práticos, sentindo-se sempre o cheiro de corrupção
Esse foi governo que se elegeu em 2002, com o dístico: “Vamos mudar tudo isso que está aí”. De fato mudou, só que para muito pior.

25 de março de 2012
Giulio Sanmartini
(*) Foto: Fernando Haddad e Lula no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário