"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 25 de maio de 2012

PIRATARIA DIGITAL: COPIAR CE OU LIVRO PODE DEIXAR DE SER CRIME


article image

Lei atual proíbe fazer quaisquer cópias integrais sem autorização do autor
Novo Código Penal pretende liberar uso pessoal de cópias. Reprodução para vendas com violação de direito autoral, no entanto, terá pena aumentad.
A comissão de juristas responsável pela elaboração do novo Código Penal aprovou, nesta quinta-feira (24), uma proposta que não considera crime a cópia integral de obra intelectual para uso privado e exclusivo, sem intenção de lucrar direta ou indiretamente com isso.

A proposta, junto das demais votadas anteriormente, deve ser entregue para votação até o final de junho. Apenas após aprovações no Senado e na Câmara e sanção presidencial, o texto passa a valer.
Segundo o presidente da comissão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp, o direito autoral estará melhor protegido com as alterações do Código Penal.
Na lei que rege os direitos autorais atualmente, é proibido fazer quaisquer cópias integrais sem autorização do autor (a pena pode chegar a quatro anos de prisão).

A comissão de juristas aprovou que, para aqueles que violarem o direito autoral, a pena, que atualmente é de dois meses a um ano, aumente para seis meses a dois anos de reclusão e multa. É considerado, pelo Código Penal, violação de direito autoral a reprodução ou publicação da obra em qualquer meio, sem autorização expressa do autor, com o intuito de lucrar.

A comissão aprovou ainda a criação de um crime específico que penaliza o plágio intelectual, cujo exemplo mais comum é a cópia de trabalhos acadêmicos. Atualmente, esse tipo de plágio – em que uma pessoa se apropria da produção alheia, sem fins comerciais – é considerado uma das violações ao direito autoral. A pena prevista é prisão de seis meses a um ano, mas na prática é muito raro que isso aconteça.

25 de março de 2012
Opinião e notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário