"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 21 de maio de 2012

SUS É O CORREDOR DO EXTERMÍNIO

Jovem de 18 anos do RS passa por transplante de córnea no olho errado

Menina esperou 1 ano na fila dos transplantes e foi operada na quinta.
Em nota, hospital admitiu erro e disse que vai investigar procedimento.

Patrícia CavalheiroDa RBS TV



O que era para ser o começo de uma nova vida para a estudante de direito Jessica Vinhola, de 18 anos, virou um tormento. A jovem sofre desde pequena de uma doença que atinge as duas córneas.

Há dois anos, submeteu-se a uma cirurgia a laser e passou a ter 80% da visão do olho direito. Para resolver o problema no olho esquerdo, o transplante era a única saída. Depois de um ano de espera na fila, a operação foi realizada na quinta-feira (17), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Quando acordou, veio a decepção: a cirurgia foi feita no olho errado.

"Eu fiquei com muita raiva, fiquei muito nervosa quando percebi. Quando falaram que estava certo, pensei: será que eu é que estou errando os lados?" Contatado pela reportagem, o Hospital de Clínicas se manifestou por meio de nota e admitiu que houve uma falha no procedimento.

O HCPA salienta que realiza esse tipo de transplante desde 1988, com mais de 3 mil cirurgias desde então. "Apesar do processo de marcação ter sido inicialmente realizado no olho correto, o transplante ocorreu no olho não programado, provavelmente devido a um deslocamento do dispositivo de marcação", diz a nota.

Além de estudar direito, Jessica trabalha como auxiliar administrativa na Uniritter. O maior temor da jovem é perder toda a visão. Hoje a menina e a mãe voltaram ao hospital para se reunir com a equipe médica e receberam a garantia de que será feito um novo transplante.
"Me disseram que a gente escolheria a data. Como assim? Se tem uma fila de transplante, uma fila de córneas, por que não fizeram antes nela? E os outros que estão na fila, vão ser passados pra trás?", desabafa a dona de casa Simone Vinhola, mãe de Jessica.

O hospital abriu investigação para apurar as causas da falha e se comprometeu a buscar as soluções para que seja realizado o transplante no olho correto.

*** *** *** ***
Podemos imaginar o estado de anulação em que estes brasileiros ficam quando entram nesse corredor da " morte ", que cada vez, pelos inúmeros casos que assistimos pela imprensa, mostra o desrespeito com a saúde do brasileiro.

O abandono é total e de muita crueldade. Pagamos o maior imposto do mundo, e esse dinheiro nunca aparece para favorecer às políticas sociais. Nunca espere sensatez, bondade, compreensão, moral e ética de governantes cuja rudez e ignorância está intrínseca na alma e no intelecto. Guardei um conceito de Tomás de Aquino, que considero verdadeiro:

" O intelecto, no homem, é uma das potências da alma".

E muitos deles se metem à discurseira, não sabem expressar a palavra e, muito menos, o pensamento com clareza. Estamos perdidos.
Pois bem, como a alma pode enviar para o intelecto de muitos ignorantes que comandam, a interiozação das formas mais sensíveis e concretas, se o estágio dessas bestas lançam para um lado e outro apenas estado de (cogitação).
A vida deles é somente o rouba-rouba e o resto que se dane! O traduzir da alma fica mesmo para os mais refinados homens que se incomodam com as amarguras dessa gente desamparada, humilde e ingênua.
21 de maio de 2012
Movcc

Nenhum comentário:

Postar um comentário