"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 20 de junho de 2012

ESCLARECENDO QUESTÕES RELIGIOSAS, GRAÇAS A ZEUS

Catarina von Bora foi deixada pelo pai na porta de um convento. Um dia, aos 25 anos, ouviu falar de Lutero. Ela e outras freiras fugiram e ela procurou Lutero. O pai dela queria ser avô e quando Lutero apareceu em casa dele, consentiu no casamento.

Ela era muito feia e foi uma sorte ter achado alguém com quem se casar; ele, bem mais velho e também muito feio, foi sendo levado e tiveram seis filhos. O pai dela ficou contente, ela ficou contente e Lutero deu para falar mal de judeus, traduziu (mais uma versão) a Bíblia para o alemão e foi assim.

No mais, tudo política porque as igrejas são muito partidárias, pior do que no Brasil, onde há 27 partidos e cada um pior do que o outro. Então, muitos anos depois nascia Martin Luther King, outro religioso político ou vice-versa, e deu no que deu. ” Um dia eu tive um sonho…”
Coitado… Não viveu para ver seu sonho realizado.
Estarei aqui sempre disposta a esclarecer dúvidas político-religiosas. Graças a Zeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário