"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 2 de junho de 2012

PEGOU MAL... MUITO MAL MESMO!

BBC News utiliza uma foto feita em 2003 no Iraque para ilustrar uma

Foto feita há quase 10 anos, no Iraque

Pegou mal, muito mal mesmo, a iniciativa da BBC News de usar uma foto feita há quase dez anos no Iraque, para documentar o que teria sido uma recente “matança” de crianças na Síria.

O autor da fotografia, Marco di Lauro, disse que “quase caiu do cavalo” quando viu a foto circulando na Internet, como se tivesse sido tirada na Síria.

A imagem é o flagrante de um menino iraquiano saltando sobre uma fila de dezenas de sacolas brancas que continham ossadas entradas num deserto ao sul de Bagdá.
A foto, segundo o autor, foi feita dia 27 de março de 2003.
“Fiquei assombrado com a falha da agência britânica, que não checa suas fontes”, disse o fotógrafo.

A foto foi publicada para ilustrar uma matéria cujo título é “Massacre da Síria em Houla é criticado, enquanto cresce a indignação”. E a legenda indica que a fotografia foi feita por um ativista e “se crê que mostra os corpos de crianças em Houla esperando ser sepultados”.
Aqui no Brasil, a façanha da BBC foi denunciada pela Agência Irã News, que fornece notícias aos países de língua portuguesa.

02 de junho de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário