"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 2 de junho de 2012

ANOTAÇÕES POLÍTICAS DO JORNALISTA CARLOS CHAGAS


Normais não são os tempos atuais. Vivemos período crítico e conturbado com a CPI do Cachoeira, o embate entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, as acusações e a possível cassação do mandato do senador Demóstenes Torres, a perspectiva de julgamento do mensalão e as reuniões iniciais da Comissão da Verdade.

Seria hora de o presidente da Câmara, Marco Maia, e mais oito líderes dos partidos, viajarem para a China? Pois é. Viajaram ontem e lá ficarão por dez dias. Importa menos saber quem está pagando passagens e estadia. Provavelmente o Legislativo, com reforço chinês. O grave nesse turismo inusitado é que se sobrepõe às questões cruciais para a sobrevivência das instituições democráticas. Como sempre, no Congresso, ninguém resiste a uma viagem que não precisa pagar.

No célebre filme “Nunca aos Domingos”, de Jules Dassin, que consagrou Melina Mercuri, a personagem conta sua admiração pelas tragédias gregas porque, depois de tantos horrores, no final os atores davam-se as mãos e iam para a praia. Para ela, os agradecimentos da companhia faziam parte das peças e exprimiam a prevalência dos bons sentimentos da humanidade. Tudo acabava bem. Aqui, tudo acaba na China…

###

QUEM PERMITE É O POVO

Emocionado, o Lula emocionou, na entrevista concedida ao Ratinho, no SBT. Nada haverá a opor à ressalva feita, de que poderá disputar o palácio do Planalto em 1914, caso a presidente Dilma decida não concorrer à reeleição. O estranho foi o complemento: “Não vou permitir que um tucano volte à presidência do Brasil”. Ora, quem permite ou não permite é o povo. O eleitor. Nem se fala do PT, também não consultado.

###

AINDA HÁ ESPERANÇA

No Senado, na tradicional sessão das manhãs de sexta-feira, Pedro Simon confirmou a regra de que pelo menos uma vez por semana o Congresso honra suas tradições.
O senador gaúcho apresentou ampla radiografia da impunidade que assola o país, referindo-se aos episódios mais recentes, da CPI do Cachoeira ao embate entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes. Mas concluiu com uma pitada de esperança.
Lembrou a participação popular como antídoto para todos os males nacionais: a lei da Ficha Limpa só foi aprovada por conta das milhões de assinaturas em seu favor.
Já o senador Cristóvam Buarque cobrou esclarecimento fundamental para o mais recente entrevero institucional: alguém mentiu a respeito do encontro entre Lula, Gilmar Mendes e Nelson Jobim. É preciso esclarecer e punir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário