"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 2 de junho de 2012

O ÓBVIO DA CPI

A Delta transferiu dinheiro para empresas do esquema de Cachoeira em troca de quê?
De contratos para a realização de obras públicas.

De onde a Delta tirou o dinheiro que transferiu para as empresas de Cachoeira?
De superfaturamento de obras públicas.

Cachoeira tinha o poder de repassar obras públicas para a Delta?
Não.

Quem tinha poder de repassar obras públicas para a Delta?
Agentes públicos.

A troco de que estes agentes públicos repassaram obras para a Delta?
Em troca de propinas e comissões pagas pelas empresas de Carlinhos Cachoeira, que receberam o dinheiro da Delta para isso.

Mas por que Cachoeira estava no meio e a Delta não repassou dinheiro diretamente para os agentes públicos?
Porque a especialidade de Cachoeira é lavar dinheiro através das suas empresas. Além disso, a operação com jogos ilegais proporciona enormes quantias de dinheiro vivo, que permitem o pagamento diário de pequenas propinas.

Como Cachoeira se aproximou de tantos políticos?
Pagando campanhas eleitorais com dinheiro frio, em troca de futuras indicações para cargos-chave nas administrações, de onde manipulava a transferência de obras públicas para a Delta.

O esquema aconteceu apenas em Goiás?
O esquema é nacional.

Leiam a matéria abaixo, da Veja

Suspeita de utilizar empresas laranjas para alimentar o esquema do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, a empreiteira Delta recorreu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e telefônico. O fim da confidencialidade dos dados foi aprovado nesta semana pela CPI que investiga, no Congresso Nacional, as relações de cooptação e corrupção entre o bicheiro e agentes públicos e privados.

Conforme depoimento do delegado da Polícia Federal (PF) Matheus Mela Rodrigues à comissão de inquérito, a construtora Delta teria se beneficiado em contratos a partir de ligações de seus dirigentes com Cachoeira e transferido 39 milhões de reais para três empresas – JR, Brava e Alberto&Pantoja – utilizadas pelo contraventor para lavagem de dinheiro e evasão de divisas a paraísos fiscais no Caribe.

No mandado de segurança encaminhado à Suprema Corte, os advogados da empreiteira argumentam que a CPI não fundamentou a decisão de violar os sigilos da empresa. "A citação de reportagens jornalísticas sobre o suposto crescimento financeiro da empresa Delta, por si só, não é fundamento para se devassar as ligações telefônicas efetivadas pelos 30 mil funcionários", diz a defesa. "As consequências da imotivada ordem de quebra de sigilo serão prejudiciais para a empresa, que terá violada sua privacidade", completa a empresa. Para os advogados, como o elo entre Cachoeira e a construtora se limitaria ao ex-diretor da companhia, Cláudio Abreu, que atuava na filial do Centro-Oeste, não haveria razão para a quebra de sigilo dos dados nacionais da empreiteira.

"Os requerimentos de quebra de sigilo informam que o objeto da apuração são as relações de Carlos Cachoeira com o ex-diretor da região Centro-Oeste, não existindo nenhum indício de ilicitudes praticadas em âmbito nacional. A instauração da própria CPI é restrita ao propósito de averiguação dos atos de Carlos Cachoeira e pessoas de seu relacionamento", completa a empresa na ação encaminhada ao STF. A devassa dos dados, conforme os requerimentos aprovados na CPI, abrange informações de 2002 até os dias de hoje.
 
02 de junho de 2012
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário