"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 4 de julho de 2012

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO...

O PASSO EM FALSO
Essa trapalhada que o Brasil comprou ao trocar o Paraguai pela Venezuela no Mercosul, vai ter consequências bem piores do que a patriotada do governo Dilma poderia esperar. Foi um passo em falso.

O verdadeiro trio paraguaio do Mercosul

O Paraguai está pulando e andando para esse núcleo de banquetes e cupulações do cone sul do mundo. Já está fechando acordo de livre comércio com os Estados Unidos, um sonho acalentado pelos dois países há muito tempo.

Enquanto isso, por inspiração de Lulalelé da Cuca, Dilma fica aos abraços e queijos com Cristina Kirchner e Zé Mujica recebendo ordens de Hugo Chávez. São todos sócios da mesma dor. Federico Franco, presidente paraguaio, nem dorme de tão preocupado.
A DELTA É GOIANA
Sem licitação, Palmas fechou R$ 119 milhões em contratos com a Delta, de Fernando Cavendish. O prefeito Raul Filho (PT) assinou 6 contratos com a empreiteira que é investigada (?) pela CPI do Cachoeira. Mas o PT e seus aliados de encomenda acham que a Delta só fez negócios com o governo Perillo, o tucano de Goiás. E estamos conversados.

O PÉ FRIO
É comovente para os torcedores corintianos o silêncio retumbante de Lula na véspera da mais importante hora da vida clube nesses últimos dez anos, quando aflorou no peito do presidente de honra do PT a paixão pelo Timão. Calado, ele é um poeta. Mas não comove as torcidas de Palmeiras, São Paulo e dos melhores clubes do ramo.

Quem o conhece sabe que, em ano eleitoral, pega mal a confirmação de qualquer pé frio. Em todo caso, a fidelidade corintiana aos seus mais notórios torcedores não vai tão longe assim. Até agora ninguém moveu uma palha no sentido de convidar Lula para ir ao Pacaembu; ninguém foi visitá-lo para tirar fotos; nem sequer lhe pediram uma mensagem de otimismo, ou um mero palpite sobre o resultado do jogo, coisinhas comuns em momentos como este na história de qualquer grande time. Essa geladeira midiática é a mais evidente confirmação de que o Cara é pé frio e que, melhor do que ninguém, ele está cansado de saber disso.

PESADELO
O técnico Tite não dorme esta noite. Tem insônia só de pensar que Lula pode aparecer no vestiário do Timão para dar pitaco na sua preleção antes da final contra o Boca Juniors, nesta quarta-feira. É um pesadelo de olhos abertos.

DEIXA O ENCANADOR
A legislação de acesso à informação mostra mais uma discrepância da politicalha que assola esse país: encanador da Câmara Municipal de São Paulo ganha R$ 11 mil mensais. Pelo menos esse cara é um dos que trabalham por lá. Faz o seguinte: deixa o encanador e demite os vereadores. Aí a coisa entra nos eixos.

DELÚBIO MATA NO PEITO
Mensalão: em ação de Valério, PT atribui empréstimos a Delúbio Soares. O partido agora alega que o ex-tesoureiro não tinha ‘poderes estatutários’ para fazer captações em nome da sigla. E para tudo ficar como o diabo gosta, Delúbio está prontinho para matar o caixa 2 no peito e sair jogando com a pandilha partidária. Então, até que enfim, ele vai provar o que Lula não conseguiu demonstrar desde que desceu a rampa do Palácio do Planalto: o mensalão foi uma farsa, nunca existiu.

GALHOFA
Existir, o mensalão existiu. É que ele causou escândalo em 2005, hoje diante de uma Delta, dos ministros varridos por Dilma, dos que foram acobertados pela mesma vassoura, o Mensalão é só uma piada de salão, como foi previsto pelo profeta Delúbio. E uma piada velha. Tem pelo menos sete anos de galhofa por aí.

DONO DO OSSO
O Brasil nega pressão para aprovar entrada da Venezuela no Mercosul.
Marco Aurélio Sargento Garcia jura que foi o presidente do Uruguai quem propôs a inserção de Caracas no bloco. Esse cara não deveria ser entrevistado e nem ouvido por ninguém. É só um assessor de coisa nenhuma que, pela sua fidelidade canina a quem ocupa o poder, não larga o osso.

CARTOLA DE SEGUNDA
O Brasil hoje não figura nem mesmo entre as 10 primeiras seleções do ranking da Fifa. É a prova mais evidente de que o programa de trabalho de Mano Menezes está absolutamente certo. Trata-se apenas de um curso extensivo de aprendizado para cartolas de segundo escalão que um dia sonham com o diploma de técnico de futebol. Mais de dois anos depois, Mano Menezes não conseguiu montar um time e muito menos um esquema de jogo para a seleção do País do Futebol.
 
04 de julho de 2012
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário