"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MEMÓRIAS DO MENSALÃO


Em carta aberta, empresários pedem a Lula que conte o que sabe...

(Notícia aqui publicada em 31.8.2005)

O Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE) é uma entidade que reúne pequenos e médios empresários de São Paulo. Em nome dela, Percival Maricato e Lívio Giosa, respectivamente 1º e 2º coordenadores-gerais, remeteram, hoje, carta aberta a Lula pedindo que ele revele tudo que sabe sobre os escândalos que estão sendo apurados pelas CPIs.

Segue a íntegra da carta transcrita de O Globo Online:

"Exmo Sr. Presidente, por diversas vezes, ao longo da sua trajetória política, tivemos o prazer e a honra de recebê-lo em nossa sede para discutir os caminhos da tão sonhada justiça social e o futuro do País. Hoje, como Presidente da República, V.Ex.ª encontra-se em meio a uma grave crise política que põe em risco esse futuro.

"Falando por nós, como representantes de uma modesta fatia do empresariado nacional mas, sem risco de erro, falando também como representantes de uma larga faixa dos cidadãos brasileiros de bem, podemos dizer, Sr. Presidente, que o povo brasileiro está perplexo e acima de tudo paralisado, se não em suas atividades do cotidiano que prosseguem em busca da subsistência, paralisado em algo muito mais fundamental, muito mais íntimo e sagrado, paralisado em sua alma.

"Em sua alma, Sr. Presidente, porque o povo sonhou. Em sua alma, porque acreditou. Em sua alma, porque ousou apoiar o que parecia impossível: a ascensão do simples, a vitória do pequeno, o coroamento do justo, a realização da esperança.

"Ao se defrontar com os acontecimentos inicialmente confusos e paradoxais mas agora cada vez mais evidentes e assustadores, e frustrando-se ao esperar, atento às suas palavras, que tudo pudesse ser esclarecido a cada novo pronunciamento, o povo sente sua alma se apertar.

"Suas afirmações do mais absoluto desconhecimento de fatos tão gritantes e impossíveis de esconder aumentam a perplexidade e a dúvida desse povo, Sr. Presidente, que agora lhe pede, lhe solicita, que resgate sua alma, que salve seu futuro, que lhe devolva a esperança.

"Temos a certeza, Sr. Presidente, que esse pedido está a seu alcance. Temos a certeza de que V. Ex.ª, ainda que negue, possui o conhecimento privilegiado de um comandante. Temos a mais absoluta certeza de que V. Ex.ª possui a informação crítica e essencial para não somente revelar as linhas mestras e as motivações que levaram a essa gravíssima situação, como também para indicar os caminhos para a solução dessas fraquezas, e as mudanças necessárias para eliminar de vez toda a vulnerabilidade do sistema e permitir que o País retome a jornada que o levará de volta ao seu destino histórico.

"Convencidos de tudo isso, pedimos-lhe que fale, Sr. Presidente. Que transforme o momento crítico que estamos vivendo numa grande oportunidade. Reconhecendo suas fraquezas e as do sistema político vigente temos a certeza de que engrandecerá as suas virtudes e reconduzirá o País, transformando-o para sempre."

(09 de agosto de 2012)
in blog do noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário