"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

OS NÚMEROS DO IBOPE EM 2004 E 2008 E AS URNAS

 
Na resta final das disputas, intensifica-se a guerra de números. Deixem que lembre aqui alguns fatos.
Na eleição para a Prefeitura em 2004, o Ibope divulgou uma pesquisa no dia 2 de outubro — véspera da disputa, que se deu no dia 3. Segundo o instituto, o tucano José Serra tinha 38% dos votos, e a petista Marta Suplicy, 40%¨.
Abertas as urnas, o resultado foi este:

Serra – 44%
Marta – 36%
Ou por outra: os dois pontos à frente de Marta eram, na verdade, oito à frente de Serra: diferença contra o Ibope: 10 pontos percentuais.
Em 2008, também um dia antes da eleição, o Ibope apontou Marta com 38%, Gilberto Kassab (DEM) com 30% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 19%.
Computadas as urnas, o resultado foi este:

Kassab – 34%
Marta- 33%
Alckmin – 22%
O erro, por alguma disfunção metodológica a ser corrigida, parece ter especial prazer em dar votos ao PT e tirar de seus adversários.
 
27 de setembro de 2012
Reinaldo Azevedo - Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário