"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FUNCIONALISMO PÚBLICO NOS EUA

 

Durante uma mesa redonda na rede ABC, Rand Paul pareceu chocado quando afirmei que o emprego estatal caiu no governo Obama. Claro que sim.

Mas talvez ele esteja pensando no fato de que, como o número de funcionários públicos aumentou no governo Bush, estamos ainda em níveis absolutos mais altos do que uma década atrás.

No entanto, esta é uma estranha comparação: se não houve nenhuma alteração em relação ao passado, seria de esperar que o emprego público aumentasse com a população (lembre-se, o típico funcionário público é o professor de escola). E aqui está o que ocorreu com o emprego no funcionalismo público per capita:



Sei que os republicanos sabem, apenas sabem, que o governo inflou sob Obama. Mas não.

(Artigo transcrito do Estadão)
 
24 de setembro de 2012
Paul Krugman

Nenhum comentário:

Postar um comentário