"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 13 de outubro de 2012

RUMORES CONTINUAM: FIDEL CASTRO JÁ ESTARIA REPOUSANDO NUM SARCÓFAGO?


Fidel Castro em foto do começo deste ano
 
Rumores sobre a suposta morte de Fidel Castro continua, embora o governo cubano que controla com mão de ferro o fluxo de informações afirme que não. Agora surgiu até o filho de Fidel, Alex Castro, para desmentir os rumores.

A ditadura comunista possui inclusive um blogueiro de aluguel, algo parecido com o que existe no Brasil, que se conhece pelo qualificativo de "blogosfera do esgoto" e que recebe subsídio do PT para defender o Lula, a Dilma, os mensaleiros e seus sequazes.

Segundo se verifica nesta matéria do jornal El Nuevo Herald, tentam fazer crer que o tirano está inteirinho, fazendo inclusive exercícios físicos a bordo de seu agasalho Addidas, made in USA.

A foto acima, publicada por El Nuevo Herald é, provavelmente a última foto do ditador veiculada pela imprensa, datatada de fevereiro deste ano. Pelo que se vê, Fidel Castro, como todo mortal beirando os 90 anos de idade, está completamente detonado. Se é que já não esteja mumificado dentro de um sarcófago.

O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda anota em sua coluna o antevira há algum tempo: após a eleição na Venezuela começariam as indagações sobre o estado do octogenário ditador cubano.


Em 72 horas após o pleito venezuelano é possível que se anuncie a morte de Fidel Castro - escreveu Bocaranda.

Os rumores só existem em ditaduras onde normalmente pontifica uma liderança carismática que é insubstituível. Seu desaparecimento leva inexoravelmente ao fim do regime ao qual deu vida. O carisma tem um liame com o sobrenatural. A morte do líder desfaz uma espécie de enfeitiçamento que aprisiona o povo que lhe deve vassalagem.


Transcrevo no original em espanhol o texto do site de El Nuevo Herald. Leiam:
EN ESPAÑOL - El bloguero oficialista cubano Yohandry Fontana colocó un mensaje en su blog el jueves en la noche en donde citaba al hijo de Fidel Castro desmintiendo la muerte del anciano líder cubano.

Durante todo el día el jueves se corrió el rumor en los foros sociales de la supuesta muerte de Castro, algo que Fontana desmintió en su mensaje al citar a Alex Castro. “El Comandante está bien, haciendo sus cosas diarias, leyendo, practicando sus ejercicios”, afirmó el hijo del ex gobernante.
Alex Castro estaba inaugurando una exposición de fotografía el jueves en Guantánamo en donde realizó sus declaraciones, según la información de Fontana.

La bloguera disidente cubana Yoani Sánchez, reconocida recientemente como una de las 50 personas de Latinoamérica más influyentes, mandó un mensaje por su cuenta de Twitter el jueves en la tarde diciendo que no tenía información al respecto.     

"Mi telefono no para de sonar. Todos preguntan por la salud de #FidelCastro pero no tengo ninguna certeza, solo circulan rumores", escribió en su cuenta @yoanisanchez.

"La vida ha demostrado que cada vez que le ocurre algo a #FidelCastro los cubanos somos los últimos en enterarnos :-0", escribió en otro mensaje.
 
Do site do jornal El Nuevo Herald
 
13 de outubro de 2012
in aluizio azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário