"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A HORA E A VEZ DA VERDADE...

Mensalão: Preocupado, Lula começa a desqualificar as recentes denúncias de Marcos Valério ao MP



Não bastasse o fato de alguns petistas terem sido escalados para desqualificar o recente depoimento de Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado no processo do Mensalão do PT a mais de 40 anos de prisão, agora é a vez do ex-presidente Luiz Inácio da Silva entrar em cena para afirmar que o publicitário mineiro está “blefando”.

Dando continuidade ao discurso embusteiro de que jamais soube de qualquer escândalo no seu governo, Lula, durante encontro reservado com a presidente Dilma Rousseff de quase quatro horas, disse que não conhece Marcos Valério e que nunca o encontrou. “Eu nunca estive com esse cidadão”, disse Lula, o que é uma monumental inverdade.

Durante a conversa com a sucessora, na terça-feira em Brasília, Lula afirmou que o ministro Joaquim Barbosa, do STF, tem razão quando chama Marcos Valério de “jogador”. O ex-presidente sugeriu que Valério apresente provas das denúncias feitas à Procuradoria-Geral da República.

Investigadores que acompanharam o sigiloso depoimento ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, revelaram que Marcos Valério citou Lula, Gilberto Carvalho e Antonio Palocci Filho. De acordo com o Ministério Público, o empresário fez revelações sobre o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), ocorrido em 2002.

Responsável pelas operações financeiras do Mensalão do PT, Valério mencionou outras remessas de dinheiro para o exterior a mando dos chefes do esquema criminoso e prometeu dar detalhes sobre a acusação, caso seja incluído no programa de proteção à testemunha.

Lula e seus assessores mais próximos sabem que Marcos Valério não está blefando. Tanto é assim que o próprio Valério teria pedido aos dirigentes do PT a quantia de R$ 200 milhões para manter-se em silêncio. O ex-publicitário não pediria uma quantia tão alta se desconhecesse os bastidores do Palácio do Planalto.
Como o valor era impossível de ser pago pelo PT, mesmo que oficiosamente, Lula tratou de tranquilizá-lo, garantindo que no STF o processo daria em nada.
O que não aconteceu.
Sem falar com a imprensa a respeito do caso, Lula deixou vazar parte da conversa com Dilma Rousseff. O ex-deputado petista e advogado Sigmaringa Seixas foi escalado para passar informações aos jornalistas. “Marcos Valério está fazendo chantagem. Se ele tem algo a exibir, que exiba. Se não mostrou nada, até agora, é porque não tem”, disse Sigmaringa.

O ex-metalúrgico está ciente de que de uma afinada investigação do Ministério Público Federal ele não escapa. Por conta disso, Lula ressuscitou a enfadonha tese de que nada sabe e que está sendo vítima de um golpe. O fato é que Lula está a um passo de ser desmascarado. Basta apenas a boa vontade do MP. Se isso não acontecer, será prevaricação.

08 de novembro de 2012
ucho.info
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário