"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 18 de novembro de 2012

CARTAS...

 SÓ FALTOU GALINHA MORTA

Tudo ok?

Senti na pele, duas vezes, a ´vergonha alheia´ que o senhor citou em recente crônica sua...estive em Mônaco no final do ano passado junto dos meus pais e eu, estava um casal também do RS, e o marido da gaudéria desfilava com a camiseta do Internacional. Uma pergunta que não saia da minha mente? Será que esse senhor, numa noite portoalegrense ´normal´, não de jogo futebolístico, em Porto Alegre, sairia para jantar fantasiado de hooligan pampeano?

O segundo episódio foi na Disneyland, quando eu morava na Califórnia, quando eu passei por um ônibus de turistas, e de lá desceram umas oito mulheres (cinquentonas, não adolescentes, vale dizer), com camisetas, bandanas e bermudas com motivos da bandeira brasileira e ao pisar no solo, já improvisaram uma rodinha de samba. Preciso dizer a ti que não esperei para o momento em que provavelmente uma galinha morta com farofa fosse adicionada ao rendez-vous?


Abração,
Marco A. S. Freitas

 COMPORTAMENTO ARROGANTE

Caro Janer,

Sou leitor assíduo do blog e acompanhei com muito interesse as recentes postagens sobre o comportamento dos brasileiros no exterior.

Me pergunto se esse comportamento arrogante nos restaurantes, lojas etc. não tem suas origens na escravidão. Não sei nos outros lugares mas a impressão que eu tenho, convivendo com a classe média/média alta de São Paulo, é que os brasileiros de nível socioeconômico um pouco mais elevado se consideram todos muy fidalgos, e esperam submissão total daqueles que os servem - a cultura do se eu estou pagando, tudo posso. Depois, quando esses sinhozinhos e sinhazinhas do século XXI vão à civilização e não são tratados com a reverência a que acham que têm direito, saem falando mal do país que os acolhe. Talvez isso explicasse também um pouco a histeria por status que acomete nossas classes mais abastadas.

E tudo potencializado pelo ufanismo assustador que observamos nos últimos anos. Parece que os brasileiros estão convencidos de que o Brasil agora é uma espécia de luz a guiar o mundo, invejado nos quatro cantos da Terra, e que os europeus coitados, estão todos falidos mendigando nas ruas e querendo mudar para cá. Séculos de ressentimento agora são combustível para uma arrogância sem limites.


Abraços,
Felipe Grigolon
 
18 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário