"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DEPOIS DE FRAUDAR ELEIÇÃO, PRESIDENTE DA OAB, WADIH DAMOUS, AMEAÇA MILITANTE DA CHAPA DE OPOSIÇÃO E O CASO VAI PARAR NA DELEGACIA

 

A situação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro é cada vez mais patética e está virando caso de Polícia, vejam a que ponto chegamos.

 
Wadih tem de depor na Delegacia

Já noticiamos aqui no Blog da Tribuna que, pela primeira vez desde sua fundação, há 82 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil foi condenada na Justiça por fraudar suas eleições internas.

Com total exclusividade, revelamos que a decisão judicial atinge a Seccional do Rio de Janeiro e foi tomada pela juíza Fabíola Utzig Haselof, da 20ª Vara Federal, que deu à OAB o prazo de 24 horas para fornecer à chapa de oposição o cadastro atualizado de endereços dos advogados inscritos no Estado.

Motivo: para dificultar a campanha da chapa oposicionista, liderada por Carmem Fontenelle e Fernando Orotavo Neto, a direção da OAB não quis fornecer a lista de endereços dos advogados, descumprindo os próprios regulamentos da histórica entidade.

A chapa de oposição então recorreu à Justiça e a OAB foi obrigada a fornecer a relação. No entanto, num golpe de extrema audácia, a direção da entidade entregou à advogada Carmen Fontenelle um CD com cadastro antigo e endereços adulterados, enquanto a mala direta do candidato oficial era feita com outra relação, totalmente atualizada.

Mais uma vez a oposição recorreu, e a juíza Fabíola Utzig Haselof determinou a imediata entrega da verdadeira lista, reconhecendo assim a ocorrência da fraude eleitoral, que desmoraliza uma das mais importantes instituições da sociedade civil.

###

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Não bastasse isso, na semana passada o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, acobertado por quatro seguranças, ameaçou um jovem colaborador da campanha oposicionista, Guilherme Luís Reis Cabral, que estava panfletando na porta do Fórum. Damous chamou-o de moleque, sacudiu o rapaz pelo braço e lhe deu voz de prisão.
Alegando ser presidente da OAB, pediu que uma guarnição da PM que se encontrava no local prendesse Guilherme, e a situação só foi contornada porque um ex-presidente da OAB, Octávio Gomes, acercou-se para defender o militante oposicionista e indagou a Damous: “Por que você não prende a juíza que proferiu a decisão?”

Guilherme Cabral então dirigiu-se à 1ª Delegacia de Polícia, onde prestou queixa e apresentou testemunhas, que imediatamente também depuseram, Foi lavrado o Boletim de Ocorrência 0511183/2012 e Wadih Damous já foi intimado para prestar depoimento na Delegacia.

22 de novembro de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário