"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 19 de janeiro de 2013

APAGÕES

 

APAGO_~1Na primeira página do Estadão de vários dias atrás, a presidente rejeita a existência de apagões elétricos e os atribui a falhas humanas. Geraldo Veloso, que pode falar de cátedra, declara:

“Sou engenheiro eletricista e tive a honra de coordenar – como engenheiro da Eletrobrás nas décadas de 70 e 80 – a implantação do sistema nacional de supervisão e controle da rede elétrica interligada do País, então denominado SINSC, atual Operador Nacional do Sistema (ONS).

A presidente parece desconhecer os relatórios publicados pelo ONS que admitem, sim, a possibilidade de racionamento de energia em 2013, a persistirem os atuais níveis dos reservatórios das hidrelétricas e a fraca ocorrência de chuvas verificada até este final de ano.

O ONS é constituído por uma sofisticada rede de computadores instalados nos centros de operação de cada empresa de porte do País e monitora em tempo real todas as ocorrências elétricas do sistema, bem como executa seu planejamento de curto prazo.

Se a presidente entender de energia como parece entender de economia, com certeza desconhece até a Lei de Ohm, lei fundamental da eletricidade que se aprende no colegial, daí se alçar à condição de Deus – a exemplo de seu antecessor – para determinar a impossibilidade de apagões.

Quanto a atribuir a falhas humanas a sequência de apagões dos últimos meses, das duas, uma: ou reconhece a absoluta incompetência do PT , ou imagina que todos os brasileiros têm apenas um neurônio, suspeita que recai sobre ela, que não consegue construir uma simples frase com início, meio e fim. Ou ambas”.

19 de janeiro de 2013
Anhangüera

Nenhum comentário:

Postar um comentário