"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 1 de janeiro de 2013

UMA VIDA MELHOR EM 2013, APESAR DE TANTA VIOLÊNCIA, INSEGURANÇA E BANALIDADE NO MUNDO

 

Na quinta-feira, assisti ao programa “Arena SporTV”, feito no Mineirão, ao vivo. Estavam presentes Reinaldo e Nelinho, dois dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro.
O apresentador Alexandre Oliveira, para fazer média com os dois ou por desconhecimento, disse que Rio de Janeiro e São Paulo passaram a conhecer o futebol mineiro por causa dos grandes times do Atlético e do Cruzeiro, na década de 1970.

Nelinho, constrangido, lembrou ao apresentador que o Cruzeiro, logo após a inauguração do Mineirão, formou também um grande time, campeão da Taça Brasil, em 1966, com duas vitórias sobre o Santos, o maior time do mundo. Nesse período, entre 1965 e 1970, o Cruzeiro era ovacionado e fazia, todo ano, grandes excursões pelo Brasil e pela América do Sul.

Pretendo escrever a próxima coluna em 16 de janeiro. Desejo a todos uma vida melhor em 2013, apesar de tanta violência, insegurança e banalidade no mundo.

01 de janeiro de 2013
Tostão (O Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário