"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 1 de janeiro de 2013

LIVRE PENSAR É SÓ PENSAR (MILLÔR FERNANDES)

 

Capítulo XVIII
 
Desse modo, amigos, termina nossa simples história, com Adão e Eva fora do Paríso, colocados eternamente diante do conflito da busca de uma reintegração ou da descoberta de uma nova identidade.
 
 
 
Adãoe Eva foram morar a leste do Éden e tiveram três filhos: Abel, Caim e Set.
Abel e Set eram muito bem acomodados, mas Caim passava as noites num bar chamado SODORRA (na esquina de Sodoma com Gomorra), e foi o inventor da Juventude Transviada.
 
 

Capítulo XIX
 
Num dia em que Abel e Caim foram levar oferendas ao Todo-Poderoso este esnobou os presentes de Caim, para puni-lo pela sua boêmia.
Porém, assim que o Padre Eterno voltou as costas,Caim resolveu lhe dar uma lição e, demonstrando sua extraordinária criatividade, inventou ali mesmo, numa operação única, o ciúme, o assassinato e o fratricídio.
 
Sem contar que seu gesto deu ainda origem à primeira exegese político-social, declarando os historiadores que o crime de Caim personifica a luta milenar entre as civilizações agriculturais e pastorais no oriente médio.
Pois, como se sabe, Abel cuidava dos rebanhos, atividade, na época, classe A, enquanto Caim ficava no arado, trabalho naquele tempo sem nenhum status.
 
 
Mas o mais espantoso é a reação de Caim, depois de organizar o primeiro esquadrão da morte. Possuidor de uma audácia peculiar, que os jovens de sua idade só viriam a copiar muitos milhares de anos depois, quando o senhor lhe perguntou: “Caim, Caim, que fizestes de teu irmão?”, ele, que acabara de inaugurar o cemitério local, respondeu aos berros: “E por acaso, eu sou o guarda do meu irmão, pô?” Era de uma atrevimento realmente precursor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário