"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CORRUPTO CONDENADO NO SUPREMO, DIRCEU VOLTA A ATACAR A IMPRENSA

 
Mensalão: Dirceu volta a atacar imprensa e diz que objetivo é inviabilizar o PT. Ex- ministro percorre o país contestando o julgamento do Supremo
José Dirceu ergue o punhoAilton de Freitas / Agência O Globo

Em um ato marcado por ataques à imprensa, o ex-ministro José Dirceu afirmou na noite desta terça-feira, em Brasília, que o julgamento do mensalão, no qual foi condenado a regime fechado de prisão, foi político, e que não tinha o objetivo de fazer justiça, mas sim colocar o governo Lula no banco dos réus.

- É evidente que o julgamento da ação penal 470 em ano eleitoral, o caráter que ganhou, não tinha objetivo de fazer justiça, e sim retomar a tentativa de 2005 de inviabilizar o PT e nossos governos. Não se trata da denúncia do mensalão, mas de tentar colocar no banco dos réus o governo Lula - afirmou Dirceu.


Sob o pretexto de defender o legado do ex-presidente Lula, Dirceu está percorrendo o Brasil contestando o julgamento do mensalão, no qual ele foi condenado a prisão em regime fechado. Ele já fez eventos semelhantes no Rio e em Minas.

O ex-ministro tomou a decisão de assumir pessoalmente sua defesa depois que o PT se negou a fazê-lo. A direção nacional do partido não quis assumir essa bandeira para si, com o consequente desgaste.

Conclamando a militância a defendê-lo, Dirceu atacou a mídia e disse que quem representa o povo é o Congresso Nacional e a presidente da República:

- Não podemos permitir que nossa palavra seja cerceada por aqueles que têm o monopólio da comunicação. Quem fala pelo povo brasileiro é o Congresso Nacional e a presidente da República, que foram eleitos pela soberania popular.

Em referência à oposição, Dirceu afirmou que os que gritam "pegam ladrão" são os que não querem o financiamento público de campanha, e sim a prática do caixa dois, e aprovaram no Congresso a janela para a infidelidade partidária, na sua opinião, um "mercado de compra e venda de partidos":

- Esses que gritam todo dia pega ladrão são os que não querem o financiamento público de campanha, querem o caixa dois. São os que autorizaram a janela para a troca de partido. Criaram um mercado de compra e venda de partidos.

Dirceu citou números como o valor do salário mínimo, taxa básica de juros e inflação para dizer que o governo Lula foi melhor do que o de Fernando Henrique Cardoso (PSDB):

- Não é verdade que o governo Lula é o governo Fernando Henrique continuado com políticas sociais - disse o ex-ministro da Casa Civil.

O auditório, com capacidade para 506 pessoas, estava lotado. Entre os presentes deputados federais como Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro; o ex-secretário-geral do Itamaraty no governo Lula, Samuel Pinheiro; o embaixador da Venezuela, Maximilien Arveláiz; e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Ao ouvir o tradicional grito de “Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro”, a militante Fernanda Vidal não se conteve: “Ué, para mim guerreiro era o Lula, mudou?”.


Ex-presidente do PT do Distrito Federal, Wilmar Lacerda afirmou que o escândalo do mensalão foi inventado para tentar tirar o então presidente Lula do poder, em 2005:

- Essa questão toda era para apear o Lula do poder em 2005, mas não conseguiram.

06 de fevereiro de 2013
Fernanda Krakovics - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário