"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 2 de abril de 2013

A EMPREGADA MASCARADA PINTA NA ÁREA

 

Não sei se minha patroa vai deixar eu continuar doméstica, depois dessa nova Lei dos Empregados Domésticos. Mas fiquei feliz de saber que agora sou classe média. Delfim Neto, aquele gordinho que foi ministro da ditadura, falou ou escreveu, sei lá, do meu fenômeno.
O patrão me mostrou no Globo dele, domingo de manhã, e me distraiu na hora que eu preparava o almoço da Páscoa. O peru não queimou poque sou esperta... Tava no jornal: “A empregada doméstica virou manicure ou foi trabalhar num call center. Agora, ela toma banho com sabonete Dove. A proposta desses “gênios” é fazer com que ela volte a usar sabão de coco aumentando os juros”.
Amei o papo do gordinho. Parece que o tal do Delfim falava de mim – com a diferença que não mudei de profissão. Pelo menos ainda... Talvez vire até diarista até virar estilista. Agora faço até faculdade de moda, graças ao Prouni. Pago no dia que o governo quiser me cobrar e vamo que vamo...
Por causa dessa estória de Lei das Empregadas, e por causa do papo do gordinho, fiquei interessada no jornal. E meu professor me botou pra arriscar a escrever. Depois ele me disse que o tal de copidesque – corrige as besteiras...
Ontem, fiquei besta com a notícia . E pedi para escrever e mandar publicar na internet. Nem sei criar site. Mas o patrão disse que mandaria para um maluco que botaria no ar o que eu dissesse. Maneiro, né!
Mas como quero falar as verdades sem aparecer, resolvi virar uma super heroína, igual naquela série que a Globo vai lançar com o Marcelo Adnet. Maneira... Ele vai ser o Dentista Mascarado. E serei a Odeti Róitiman, a Empregada Mascarada. Meu negócio é botar a boca pra ver se ajudo a limpar tanta sujeira - pelo menos reclamando.
Vou escrever sempre que der. Se gostarem, publiquem. Quem sabe a faxineira aqui ajuda a dar uma limpada neste Brasil cheio de impurezas.
Até qualquer hora!

02 de abril de 2013
Odeti Roitman é Empregada Doméstica, com carteira assinada, e estuda moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário