"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 6 de maio de 2013

NO BRASIL A JUSTIÇA, ALÉM DE CEGA, NÃO USA CALENDÁRIO NEM EM BRAILE...


Hoje, 17 anos depois do crime, começa a ser julgado, em Maceió, por meio de júri popular, o assassinato do tesoureiro de campanha do ex-presidente Fernando Collor, PC Farias e de sua namorada, Suzana Marcolino.
 
Isso me faz lembrar da primeira - e única - vez que fui chamado a depor em juízo como testemunha da morte de meu pai: exatos dez anos depois do acontecido.
 
Arguido pela juíza, que me pediu uma descrição da cena do crime, disse:
 
- Bom, meritíssima, a senhora há de convir que dez anos depois as coisas não estão mais tão claras assim...
 
E fui interrompido por ela da maneira mais grosseira possível:
 
- Limite-se a responder o que eu estou perguntando!
 
O que foi seguido de um bico na minha canela por baixo da mesa, aplicado pelo meu tio e advogado, como alerta para que eu fizesse exclusivamente o que ela ordenara.
 
Depois disso foi difícil continuar o depoimento sem mandá-la à merda e sem revelar que eu soubera por terceiros, há nove anos, que os três criminosos já estavam mortos, já que para a nossa ágil Justiça eles ainda estavam foragidos...
06 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário