"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 14 de junho de 2013

FICHA LIMPA, A LUTA NÃO ACABOU E O ATAQUE DOS FICHAS SUJAS


Ficha limpa sob ataque
 
Pois é, a Lei da Ficha Limpa foi um enorme avanço que retirou da política um número enorme de corruptos e bandidos travestidos de representantes do povo. Contudo, a verdade inquietante é que ainda existem muito mais bandidos e malandros no Congresso Nacional sob a mira dessa lei.
 
Para muitos deles é mera questão de tempo até que seus processos sejam julgados e suas condenações proferidas. Isso os incluirá na já longa lista de políticos afastados das mamatas, negociatas e das oportunidades de dinheiro fácil que todos sabemos ser a mola propulsora de inúmeras candidaturas.
 
E é exatamente por isso que eles se movimentam para reduzir o alcance da Lei da Ficha Limpa e garantir que ela se torne um mero punhado de letras sem valor no nosso arcabouço legal.
 
Os Fichas Sujas, capitaneados por Cândido Vaccarezza (PT-SP) que já é bem conhecido nos meios legais, por ter enviado a famosa mensagem de texto garantindo que Sérgio Cabral (PMDB-RJ) não seria convocado para esclarecer suas ligações com o bicheiro Carlos Cachoeira na CPI e até de dar um calote em seus próprios cabos eleitorais (além de pedir favores a empresários e até ser processado pelo recebimento de “doações” de concessionárias); estão se mobilizando com o aval do presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) – ele mesmo enrolado até os cabelos em denúncias diversas – para aprovar diversas alterações na Lei da Ficha Limpa a abrandando de tal forma que seus efeitos de moralização da política nacional serão drasticamente diminuídos. Tudo isso corre “a boca pequena” e sob o beneplácito do silêncio conivente da “grande imprensa” que parece alheia diante de manobra tão prejudicial ao país.
 
A verdade é que todos esperavam que a corja dominante, especialmente os atingidos pelos Mensalões do PT, do DEM e do PSDB não se deixariam abater facilmente. Principalmente os petistas cujos processos envolvem “figuras carimbadas” do partido e grandes expoentes da corrupção nacional.
 
Resta saber se a população que lutou tanto para garantir a aprovação de uma lei que tentasse uma mínima moralização na bandalheira de nossa política vai assistir calada e impassível a essas manobras realizadas pela fina flor da podridão dentro e fora do Congresso Nacional.
 
Cabe a você, caro leitor, levantar essa bola e fazer valer a sua voz pressionando os parlamentares e, assim como na época da aprovação da lei, assegurar que eles engulam mais esse sapo e percebam de uma vez por todas que nós estamos vigilantes e atentos para suas manobras sujas.
Pense nisso e aja.
 
14 de junho de 2013
arthurius maximus

Nenhum comentário:

Postar um comentário