"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 26 de junho de 2013

LULA VIVE EM UNIVERSO PARALELO

Acho curioso como o Facebook nos instiga a postar alguma coisa:

“No que você está pensando?” Aliás, já vi muita gente mandar essa rede social tomar no ... por causa dessa pergunta. Pois bem, quando li ontem esse questionamento, me veio à cabeça: - Alguém viu Lula por aí? E assim, escrevi. Os amigos aproveitaram para tirar onda, evidentemente, com comentários recheados de bom humor, tipo: “Quem achar primeiro avisa rsss”, “Tá lá! Ó Lula lá!”, “Quem achar ganha um ingresso pra Copa das Confederações, kkkkkkkkkkk”.

Saindo do mundo virtual e entrando na vida real, sabe-se apenas que o ex-presidente vive agora pendurado no telefone, ligando, conversando e se aconselhando com deus e mundo. Até para o governador Eduardo Campos, com quem não falava há um bom tempo, Lula deu uma ligada.
 
Engraçado que até o Serra, sumido desde a derrota na última eleição, apareceu numa entrevista do Roda Viva, na TV Cultura. FHC, que não anda tão desaparecido assim, pintou no último Canal Livre e falou sobre tudo, inclusive sobre as manifestações que mudaram não só a pauta política do país, mas também do Jornal Nacional (semana passada, William Bonner abandonou as planejadas aparições em frente aos estádios e voltou correndo para a bancada do JN).
 
O Brasil pegando fogo, a presidente Dilma e os políticos perplexos com o povo nas ruas - e Lula nada. Não deu as caras. Nem para fazer uma de suas famosas parábolas futebolísticas, já que estamos em plena Copa das Confederações. Nada.
 
Lula, infelizmente, preferiu se ausentar. Se omitir. Sair de cena e ficar nos confins dos bastidores, conversando pessoalmente com pouquíssimos assessores. É uma pena. Creio que o padrinho político dos atuais mandatários do Brasil e da maior cidade do país tinha obrigação de dar alguma satisfação ao Brasil e aos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário