"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 22 de junho de 2013

VIZINHANÇA DO RIO DE JANEIRO REAGE A DILMA "TRANBIQUE" COM UM VAIAÇO




Rio de Janeiro, Barra da Tijuca. Com uma filmadora enfiada dentro do celular, o morador de um edifício registrou o calor com que Dilma Rousseff foi recebida na noite passada ao entrar nos lares da vizinhança pela porta da televisão. Em meio a um acender e apagar de luzes, vaiaram-na com fervor patriótico.

Dilma interrompeu o Jornal Nacional para falar sobre a onda de protestos que ganhou as ruas há 14 dias. A fita começou a ser gravada no finalzinho de sua fala. Os apupos continuaram mesmo depois que Patrícia Poeta retomou a apresentação nada poética do noticiário do dia, apinhado de protestos e badernas.

São mesmo infindáveis as serventias da internet. Já se sabia que, com um computador, um programa adequado e uma banda larga, qualquer um pode editar seus próprios livros e ou fazer seus próprios CDs.
Verifica-se agora que, sem sair de casa, pode-se também registrar um vaiaço à presidente da República.

Ninguém depende mais de grandes estruturas para fazer o que quiser –inclusive convocar mega-passeatas. O mundo tornou-se um lugar inseguro, muito inseguro, inseguríssimo para os políticos.

22 de junho de 2013
Josias de Souza - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário