"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 3 de agosto de 2013

GIULIO SANMARTINI

 

A NOTÍCIA MAIS TRISTE JAMAIS PUBLICADA  NESTE JORNAL!

Meus queridos delinqüentes geriátricos e aos leitores que ainda não o são.
Cumpre-me o doloroso dever de dar a infausta notícia.
Nosso querido editor-chefe faleceu repentinamente na tarde (na Itália) de sexta-feira, 02 de Agosto.
Ainda não pude falar mais longamente com a viúva, que estava sem condições psicológicas de conversar. Estranhei que o skype estava desligado desde o dia anterior, e liguei pelo telefone, recebendo a notícia e nem tive o que dizer para ela, que prometeu apenas me ligar oportunamente.

Estou muito chocado por perder um grande amigo, como nos considerávamos. Ele nasceu 15 meses antes de mim e nunca nos encontramos fisicamente mas, nossa relação era a de que privávamos um do outro desde a infância.
Estou sem condições de escrever mais, tamanha a minha tristeza.
Só pude pedir ao Roque Sponholz que fizesse o que talvez seja a mais triste charge que desenhou em sua vida. Mas tenho certeza que o Giulio gostaria muito da homenagem.

Adeus, meu irmão! Você deve ter ido conversar com o Zé Maria lá de cima, como costumava se referir, e desejo ardentemente que seja muito feliz em seu novo lugar, pois acredito na sobrevivência da alma.
De minha parte, creio que, um dia destes, vou encontrá-lo lá e vamos nos abraçar, o que não tive oportunidade de fazer nesta vida.
Deixo meu abraço para todos os nossos fiéis leitores.

Magu

Que tenhas um vôo tranqüilo e um pouso alegre!

Que tenhas um vôo tranqüilo e um pouso alegre!

PS: Atrevo-me a repetir o comentário do Róc, que resume talvez o pensamento dos que o conheceram:
Pô, que merda, Magu !!! Com tanto filha da puta para morrer, vai morrer logo o Giulio?!!!
Estou chocado. Taí um cara batuta, um cara supimpa. Uma tremenda capacidade intelectual, um crítico com pontaria certeira, enfim um cara que fará muita falta.
Vou desenhar a charge que você me pede com tristeza no coração e na ponta da caneta.
Se possível, transmita a família dele minhas condolências e meu mais profundo respeito e admiração pela sua figura.
Triste, muito triste.
Se ao menos tivéssemos a certeza de que algum dia iríamos nos encontrar com ele, certamente ficaríamos menos triste, não meu caro Magu?
1grande e triste abraço……………….Roque
 
03 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário