"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

QUAL NOSSA SALVAÇÃO? A CACHAÇA OU A INFORMAÇÃO?


Só a cachaça nos livra do Lula.

Ou as informações e o aprendizado é que poderão nos livrar?

O artigo com o título acima (Só a cachaça nos livra do Lula.), no blog Coturno Noturno, comenta sobre o gosto da maioria da população brasileira: 57% gostaria que a presidente Dilma Rousseff desistisse de tentar uma reeleição para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidatasse em seu lugar.
Apenas 29% prefere que Dilma busque um novo mandato em 2014.

A explicação para o desejo da maioria brasileira está na enorme diferença entre as pessoas mais ou menos esclarecidas.
A diferença na taxa de analfabetismo entre os Estados, por exemplo, é bem grande, enquanto a maior parte dos brasileiros conste de pessoas de pouca instrução. No mapa abaixo, podemos observar que, nos Estados na cor mais escura, é justamente onde se encontra a maior quantidade de analfabetos.

Os dados encontrados na Fonte IBGE informam que, entre as pessoas com mais de 15 anos, 14,1 milhões de brasileiros não sabem ler e escrever, sendo que a maior taxa de analfabetos está na Região Nordeste, justamente a região do Brasil onde se concentra a maioria dos admiradores do ex-presidente, tão pouco instruído quanto seus admiradores.

Aliás, há uma característica que passa despercebida por muitos no falatório do boquirroto Lula: a limitação de seus conhecimentos, que o obriga a ser extremamente repetitivo , embora consiga disfarçar muito bem, graças à sua esperteza (esperteza, não inteligência).

Considerada uma meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que deveria ter sido atingida até 2010, a erradicação do analfabetismo está ainda mais distante quando se observa os dados do Nordeste.

A pesquisa nos informa também que a maior dificuldade para reduzir o número de analfabetos está em atacar o problema na população com mais de 25 anos.

Conclusão:

A preferência por Lula está diretamente ligada à incapacidade intelectual e mental das pessoas.
Quem admite ser lulista, está admitindo que é ignorante e desinformado.

A não ser em casos excepcionais, naturalmente.

Dados mais completos no artigo Analfabetismo cai pouco e atinge 9,7% da população

Nenhum comentário:

Postar um comentário