"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"ROCK IN RIO E O ORGULHO DOS PORCOS"



O conhecido Padre Paulo Ricardo, que se tem notabilizado pelas suas análises embasadas na religião católica, desta vez faz uma reflexão sobre o que qualifica de "neo-paganismo", e vai fundo nesse tema levantando questões comportamentais que tipificam a sociedade ocidental neste século XXI e que se refletem em procedimentos de auto-mutilação e o desprezo ao próprio corpo transformandos em moda por boa parte da juventude.

A análise tem como pano de fundo o Rock in Rio realizado recentemente no Rio de Janeiro.

Embora seja ateu, como todos sabem, reconheço sempre o impacto da crença religiosa cristã e judaica na formação dos valores da civilização ocidental e respeito, evidentemente, sem qualquer questionamento e preconceito, aqueles que professam a crença cristã e judaica. Nós ateus jamais discutimos questões de religião e crenças. Mas não toleramos aquelas religiões de viés fanático e intolerante que colidem frontalmente com os valores da civilização ocidental e o Estado laico.

Todavia, a crítica que faz o Padre Paulo Ricardo tem conteúdo que transcende o aspecto puramente religioso, ainda que nele embasado, porquanto exprime uma reflexão sobre o comportamento adotado por muitos jovens que os leva a mergulhar de cabeça nas drogas. Sim, porque quem cultua comportamentos auto-destrutivos, bizarros e desdenha dos valores da civilização ocidental que levaram séculos para serem construídos está laborando em profundo equívoco e sob o deletério eflúvio de entorpecentes.
Por causa disso faço a postagem deste vídeo para lembrar que só a ordem, o respeito ao próximo que começa com o respeito ao próprio corpo, pode originar a paz e a civilização.

Aqueles que fazem o progresso da nossa civilização, os bens materiais que nos dão o conforto e os medicamentos que mitigam a nossa dor ou nos salvam quando adoecemos, e que possibilitam inclusive que se realizem shows de música e arte de qualidade para platéias gigantescas, estão nos centros de pesquisa, nos laboratórios e nas áreas de ciências das universidades.
Nada contra os jovens, pelo contrário. A humanidade se renova e progride com os jovens que serão os adultos e os idosos de amanhã. E, se são o futuro, temos que nos preocupar com eles e nos cabe, de alguma forma, antecipar a eles a experiência vivida.

É com este objetivo que escrevo este post e todos os demais. Não pretendo ser o dono da verdade, mas não posso patinar na covardia da omissão.

blog do aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário