"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

JORNAL FAZ EDITORIAL SOBRE "CAIXA DOIS" E "ESQUECE" DE CITAR CONFISSÃO DE LULA

Hoje o jornal O Globo publica um editorial, que é a opinião da empresa jornalística e expressa a sua linha editorial, contra o financiamento público de campanha.
Com posição contrária, o jornal cita diversos casos de caixa dois, no exterior e no Brasil.

Há exemplos célebres. De Jacques Chirac, ex-presidente francês, denunciado por corrupção e condenado há poucos dias, ao chanceler alemão Helmut Kohl, obrigado a encerrar a carreira política por ter recebido recursos "não contabilizados", apesar de ostentar biografia de estadista por ser o responsável pela histórica reunificação alemã. Na política americana, a lista é grande. Nela inclui-se Spiro Agnew, o único vice-presidente da história americana - de Nixon - obrigado a renunciar por receber dinheiro "por fora".

Faltou citar Lula que, em pleno Fantástico, reconheceu que o PT fez caixa dois para financiar a campanha da sua eleição e, posteriormente, desviou recursos públicos para a compra de apoios no Congresso, no pior crime de corrupção política deste país, o Mensalão. Tomara que seja apenas um lapso do editorialista.

coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário