"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SOCIALISMO DE CHÁVEZ MERGULHA VENEZUELA NUMA CRISE ECONÔMICA COM DESABASTECIMENTO, INFLAÇÃO E VIOLÊNCIA

Dona de casa lava a roupa de sua família na periferia de Caracas (foto do site do jornal El Nuevo Herald)
A maioria dos venezuelanos considera que o socialismo do caudilho Hugo Chávez é o mesmo que aplicado em Cuba, e que as expropriações empreendidas pelo seu governo acentuam os problemas de desemprego, o alto custo de vida e desabastecimento, segundo revelou pesquisa de opinião da empresa Alfredo Keller e Associados de Caracas.
A pesquisa também mostra que 89 por cento da população sofre na própria carne a escassez de produtos, enquanto um bom número deles atribui o problema às restrições impostas pelo governo contra o setor privado.

O desaparecimento da empresa privada, dos postos de trabalho que oferece, também são vistos como um dos principais causadores da escalada de violência, fenômeno que é identificado por quase todos os venezuelanos como o maior problema do país.
A pesquisa foi realizada num momento em que a Venezuela atravessa uma aguda escassez de produtos e um dos índices de inflação mais alto do mundo, que poderá superar 30 por cento este ano, devido em grande medida à severa deterioração da capacidade produtiva do país.

Os economistas assinalam que o assédio à iniciativa privada converteu-se numa política de Estado na Venezuela, onde os empresários enfrentam diariamente o risco de ver seus negócios expropriados, encontram grandes dificuldades de obter dólares que necessitam para operar e devem obedecer a uma nova lei que regula os preços de seus produtos fato que ameaça ainda mais a já estreita margem de lucro.

Estas informações são do jornal El Nuevo Herald revelando que a pesquisa aponta para um fato: os chavistas apóiam Chávez, mas não o seu modelo de socialismo bolivariano.

Janeiro 05, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário