"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

UTOPIA

Continua de pé a utopia de manter um blog realmente livre, apesar das controvérsias e repetidas brigas entre comentaristas.

Jamais pensei em manter um blog, mas acabei me envolvendo nisso, inadvertidamente. Concordo com Helio Fernandes em que o jornal impresso, aquele que reúne as informações mais importantes e depois circula nos chamados clippings, ainda tem repercussão bem maior. No futuro, quem sabe?

Veja-se aqui o caso da Tribuna da Internet. Determinados artigos e matérias são verdadeiramente devastadores, e até podemos avaliar imediatamente sua repercussão, porque o blog é monitorado pelo site norte-americano de controle Histats, que nos dá, em tempo real, quantas pessoas estão lendo, em qual lugar do planeta, e que matéria está sendo acessada.

É muito interessante acompanhar isso. Constata-se que as matérias mais acessadas são um artigo de Helio Fernandes, postado há mais de um ano sobre a evolução da dívida interna e que continua tendo leitura diária, e a transcrição de uma entrevista mais recente do professor Ildo Sauer, ex-diretor da Petrobras no primeiro governo Lula, na qual ele denuncia como José Dirceu entregou a Eike Batista, que o contratara como consultor, a exploração de riquíssimas áreas do Pré-Sal. É claro que Dirceu não entregou diretamento, apenas “trabalhou” a Petrobras para fazê-lo.

Essas matérias da Tribuna ganham o mundo na internet, mas não tem a mesma repercussão de uma publicação em jornal diário, impresso no papel, que veio para ficar e ninguém apaga (ou deleta) nunca. Nesse ponto, Helio Fernandes tem razão.

Mas não há dúvida de que o blog é muito importante, os artigos e matérias são reproduzidos cada vez mais (muitas vezes, sem citarem a fonte) e até circulam nos mais diferentes países. Uma das curiosidades é o crescente número de leitores na Austrália, que às vezes até supera os leitores dos Estados Unidos, como ocorreu alguns dias atrás, para nossa surpresa.

Quanto à utopia de fazer um blog realmente livre, é preciso que todos os participantes entendam que existem limites. A liberdade de emitir opinião, seja até estapafúrdia, estará sempre garantida. Mas é preciso que os debatedores se respeitem, não se ofendam, troquem opiniões democraticamente.

Nem sempre isso acontece, então é preciso moderar alguns comentários. Às vezes me confundo, bobeio e deixo passar algum comentário ofensivo. Isso aconteceu esta semana com o José Carlos Werneck, ele se aborreceu comigo, pedi desculpas, mas não adiantou nada. É pena.

Infelizmente, as ofensas entre comentaristas se repetem. Mas não se pode permitir, por exemplo, que classifiquem de “fascistas” as pessoas de direita, nem de “alienados mentais” os que ainda defendem o marxismo (que na verdade até hoje não foi implantado, em país algum).

Sem a menor dúvida, há pessoas do bem na direita e na esquerda. Defendem os mesmos fins, só divergem quanto aos meios de alcançá-los. Este é o meu entendimento. Espero não estar equivocando.

###
CONFIRA AS CONTRIBUIÇÕES AO BLOG

No mês de janeiro, as contribuições chegaram a R$ 1,504,08, segundo o extrato da Caixa Econômica que segue abaixo. Como sempre, antes de publicar no Blog, enviamos o extrato bancário aos comentaristas Martim Berto Fuchs, Carlo Germani e Luiz Fernando Binder, que funcionam com uma espécie de curadores do Blog.

Binder anda sumido, sentimos muito a falta dele. Outros comentaristas também fazem falta, como a Ofélia Alvarenga, mas o Paulo Sólon já voltou e, mesmo morando nos Estados Unidos, segue enviando seus artigos, digitados sem acentos e cedilhas, dão um trabalhão para revisar.

Segue abaixo o extrato de janeiro, lembrando que a data corresponde ao dia em que a contribuição entrou na conta, e não ao dia do depósito. Assim, se você depositou dia 31 de janeiro, por exemplo, pode ser que a entrada em conta só ocorra nos primeiros dias de fevereiro.

Agradeço a todos que ainda têm conseguido colaborar para manter o Blog. Muito obrigado e vamos em frente, enquanto tivermos condições de fazê-lo.

Carlos Newton
02 de fevereiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário