"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 30 de março de 2012

COLOCAR TODA A CULPA NA TAXA DE CÂMBIO É CORTEJAR A DESINDUSTRIALIZAÇÃO

“Para a ortodoxia neoliberal, o culpado é o velho custo Brasil, é a infraestrutura insuficiente, são os impostos altos demais, é a oneração excessiva da folha de salários com direitos trabalhistas. E qual é a solução neoliberal? Resolver esses problemas. Ou seja, nada fazer além do que já está sendo feito, porque esses são problemas antigos e permanentes que todos os governos procuram resolver. Não são fatos novos que são necessários para explicar um fato novo: a desindustrialização”, disse aqui no Blog da Tribuna o articulista Francisco Bendl.

Não concordo com a frase “que todos os governos procuram resolver”. Porque, quando se fala do nível de “equilíbrio industrial” da taxa de câmbio presume-se um nível de equilíbrio calculado entre a competitividade existente da indústria brasileira e a competitividade dos demais países.

Nossa competitividade que é baixa em função exatamente do “velho custo Brasil”, o qual os nossos governos, ao contrário do que foi dito, não têm procurado resolver, porque não colocam como prioritário investir na infraestrutura terrívelmente inadequada, nem em reduzir o alto custo monetário e a perda de tempo da burocracia, nem em investir eficientemente na melhoria da educação do povo, nem em investir em pesquisa e tecnologia (ao contrário, reduz os investimentos), nem em diminuir os custos (custos, não investimentos) e desperdícios da máquina governamental e legislativa para que sobre dinheiro para estes investimentos e para reduzir a carga tributária.

Colocar toda a culpa na taxa de câmbio e querer que ela compense a falta de competitividade, num regime de câmbio flutuante, ao invés de trabalhar eficientemente para aumentar de modo real esta competitividade, é o que se chama de “wishful thinking”.

Adotar medidas protecionistas para que nossos produtos vendam mais no mercado interno protegido, sem dar a eles condições de ir competir nos mercados lá de fora, enquanto se tenta forçar o aumento do consumo ampliando a disponibilidade de crédito ao consumidor, num país que tem ao mesmo tempo as mais altas taxas reais de juros para os consumidores e a mais alta rentabilidade dos bancos de que se tem notícia, isso é cortejar o desastre da desindustrialização. Pensem nisso.

30 de março de 2012
Wilson Baptista Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário